Acesse

BEM VINDO AO BLOG DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MESSIAS TARGINO: >>>>> AQUI VOCÊ CONHECE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MESSIAS TARGINO - RN ***ACESSE:*** www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

BENEFICIÁRIOS DO PAIS (PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA INTEGRADA SUSTENTÁVEL) PARTICIPAM DE FORMAÇÃO



Os agricultores Familiares de Messias Targino beneficiados pelo Programa de Produção Agroecológica Integrada Sustentável (PAIS), participaram nesta terça-feira (11) de uma capacitação no Centro de Cultura e Eventos de Messias Targino, sobre os cuidados no cultivo e na comercialização dos produtos Agroecologico.
Os trabalhos foram Coordenados pelo instrutor local Roberto Brigido e contou com a parceria da secretaria da Agricultura, Emater e a Prefeitura de Messias Targino.
Segundo Maria José de Melo umas das beneficiadas do PAIS atribui ao programa o sustento familiar. Há quase um ano no PAIS, já colhe os frutos do desenvolvimento proporcionado pelo programa. “Consegui ampliar a diversidade de culturas e isso foi fundamental para conseguir um faturamento melhor”, diz a produtora, que instalou a unidade em uma pequena área arrendada no Sitio Junco de Cima, zona rural do município de Messias Targino.
O cultivo de hortaliças, como coentro, alface, pimentão, couve e cebolinha, assim como galinha, guiné e porco, envolve todos os cinco membros da família, que vendem o que sobra da produção de porta em porta e nas feiras livres de Messias Targino, Janduís, e cidade vizinha.  
O PAIS é resultado de uma parceria entre a prefeitura Municipal de Messias Targino, o Sebrae, a Fundação Banco do Brasil e o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). O programa aproveita pequenas áreas para produzir integradamente várias culturas, desde hortaliças a animais, sem agredir o ambiente. Baseando-se nos pilares alimentação, geração de renda e empoderamento, o PAIS possibilita que pequenos agricultores tenha condições de cultivar os gêneros que necessitam e ainda fazer negócios, com a venda do material excedente em feiras agroecológicas, melhorando a qualidade de vida desses produtores e da comunidade como um todo.

Nenhum comentário: