Acesse

BEM VINDO AO BLOG DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MESSIAS TARGINO: >>>>> AQUI VOCÊ CONHECE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MESSIAS TARGINO - RN ***ACESSE:*** www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com

quarta-feira, 15 de abril de 2015

ALUNOS DO PRONATEC CAMPO RECEBERAM CERTIFICADOS DE CONCLUSÃO DE CURSOS EM SOLENIDADE PROMOVIDA POR SINDICATO.

Aconteceu na manhã  desta segunda-feira (13), na Câmara de Vereadores de Messias Targino a Solenidade  de entrega de Certificados aos concluintes dos Cursos de Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas,  Caprinocultor e  Forragicultor do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Campo),  que foram  executados no município, através  do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (SINTRAF), em parceria com a Prefeitura Municipal.
Ao todo 100 alunos concluintes participaram do evento  de certificação, que teve a participação de Virginia Martins,  representante do SENAR/RN, além do Prefeito Arthur Targino (PMDB), vice-prefeito e presidente do Sintraf Pôla Pinto, secretários municipais, Paulo Rodrigues, de Agropecuária e Meio Ambiente, Tarcísio Jales, de Obras e vereadores José Manoel de Almeida Filho, presidente da Câmara, Manoel Cardoso Neto, Juscelino Jales e Francimar Ferreira e o Missionário Ismael Fernandes.

O concluinte Paulino de Almeida Pinto, que fez o Curso de Caprinocultor, saudou os participantes e disse  da satisfação de ter tido a oportunidade de ter feito o curso.

A representante do SENAR/RN, Virginia Martins, disse que a  instituição ficou muito feliz com as parcerias para o bom andamento dos três cursos.

O Presidente da Câmara, vereador José Manoel de Almeida Filho,   destacou a ação  do sindicato em reivindicar os cursos que  gerou  conhecimentos e ainda  ajudou os participantes com o auxilio estudantil, que representou um investimento de mais de 50 mil. “A Câmara  também foi parceria desta ação, pois durante todo período essa estrutura   serviu para as realizações das aulas”, disse o presidente.

Já o Secretário municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, Paulo Rodrigues Dantas, disse que atuou  em todas as etapas dos cursos, destacou o esforço  da gestão para permitir  o bom andamento  dos cursos. Ele aproveitou a oportunidade  aonde reivindicou do prefeito e  do presidente  do Sintraf  para buscarem mais cursos que possam está capacitando ainda mais os jovens.

O vice-prefeito e presidente do Sintraf Pôla Pinto,  disse que para  a direção do Sintraf foi  uma experiência muita positiva  está à frente  dos cursos do Pronatec Campo, que além de ter sido uma ação concreta beneficiou os filhos dos agricultores familiares permitiu ao sindicato discutir  ações voltadas para os jovens.
Pôla Pinto, também  enfatizou  a importância da parceria com a Prefeitura para garantir desde os espaços para aulas até  as maquinas para as aulas praticas. Ele  ressaltou ainda a qualidade e a seriedade com que os instrutores do SENAR/RN, realizaram os cursos.

Por último, o dirigente  disse  que o sindicato  já apresentou  uma demanda junto ao Ministério  de Desenvolvimento Agrário (MDA), de cinco novos cursos para este ano de 2015, e que está sendo pleiteados ainda cursos  na área social.

O Prefeito Arthur Targino (PMDB),  lembrou que desde o inicio de sua gestão não tem medidos esforços  para desenvolver ações de capacitações que vem gerar renda e emprego, e que os cursos do Pronatec Campo tem esse objetivo.


Arthur, disse ainda  que um exemplo da importância da capacitação é que um dos alunos que atuou no curso de Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas está atuando no programa de corte de terras da prefeitura. “Outros além de poderem orientar e ajudarem seus familiares também poderá ser convocado pela a prefeitura para exercer  uma função já que estão capacitados.”, enfatizou o prefeito.


Dos  101 alunos  que se inscreveram nas seis turmas apenas dois não chegaram a concluir os cursos, o que mostra um índice muito baixo de desistência. No total 40 alunos, concluíram o curso Caprinocultor, 31 de Forragicultor e 31 de Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas.

Nenhum comentário: