Acesse

BEM VINDO AO BLOG DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MESSIAS TARGINO: >>>>> AQUI VOCÊ CONHECE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MESSIAS TARGINO - RN ***ACESSE:*** www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

FONOAUDIÓLOGA REALIZA AÇÃO PREVENTIVA NA UNIVERSIDADE INFANTIL ELZA JALES

A fonoaudióloga Larissa Gomes realizou na tarde desta quinta-feira (06/08) uma ação preventiva, a qual mostrou a importância do cuidado com a audição, onde esse cuidado começa a partir da limpeza que é realizada no ouvido. “O conduto auditivo é uma região bastante sensível, e não se pode colocar nada dentro do ouvido, pois pode perfurar a membrana timpânica, estrutura essa que é responsável pela propagação do som para que possa chegar até a cóclea e por fim no nervo auditivo, aonde a informação sonora chegará até o cérebro, e daí surgiram às respostas através das palavras”, disse Larissa.
 Segundo a fonoaudióloga Larissa Gomes essa ação é a avaliação da audição, o que corresponde, no âmbito escolar, à triagem auditiva. Essa ação, desenvolvida por um fonoaudiólogo, representa uma estratégia relevante ao estudante, uma vez que alterações auditivas trazem consequências para o desenvolvimento global desse aluno, incluindo o processo de alfabetização e aprendizagem.
Nesse encontro os professores também foram orientados sobre a importância da saúde vocal do professor; a cronologia da aquisição da linguagem para cada idade, onde foi possível identificar pelas professoras alguns alunos que tem dificuldade na linguagem. Dessa forma foi orientado que as mães fossem informadas a procurar atendimento fonoaudiólogo para que essas crianças possam ser avaliadas.
Depois das orientações o profissional da educação capacitado passa a ter outro olhar e conduta com relação aos alunos com baixo desempenho escolar, com dificuldades de leitura e escrita, alterações da comunicação oral (gagueira, atraso no desenvolvimento da fala e linguagem, entre outros), da voz (rouquidão, entre outros) e da motricidade orofacial, podendo promover campanhas educativas como, por exemplo, aquelas voltadas à importância de um ambiente silencioso em sala de aula.



Para visualizar mais fotos acesse o link:

Nenhum comentário: