Acesse

BEM VINDO AO BLOG DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MESSIAS TARGINO: >>>>> AQUI VOCÊ CONHECE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MESSIAS TARGINO - RN ***ACESSE:*** www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com

sábado, 5 de novembro de 2011

Teatro de rua em Pernambuco

        Há um segmento teatral no Brasil que vai às ruas e, literalmente, é da rua. Não só em sua estética, mas nos temas que aborda e, principalmente, nos elementos que compõem cada equipe, geralmente oriundos de bairros periféricos. Centenas de artistas desse segmento estão reunidos no Recife e em Olinda até dia 15, no 9º  Festival de Teatro de Rua do Recife, evento simultâneo ao 32º Escambo Popular Livre de Rua.

           A arte pública está sendo discutida com representantes de vários estados do Brasil e convidados da Argentina. São grupos das regiões do Nordeste (Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão), além de convidados do Espírito Santo, São Paulo e Argentina. O evento também marca um momento importante do Movimento Popular Escambo Livre de Rua, que comemora seus 20 anos de atividade e, leva a Pernambuco, pela primeira vez, um encontro de seus participantes, que parte dessa ideia da troca, o Escambo Popular Livre de Rua em sua 32ª versão.

         Do RN estão participando Bando La Trupe, Cervantes do Brasil, Pintou Melodia na Poesia, Escambo, Companhia Cultural Ciranduís, Cia. Arte e Ação de Messias Targino e a Cia. Arte e Riso de Umarizal são os grupos que representam o Rio Grande do Norte.

ESCAMBO TEATRAL

            Escambo define troca sem o uso do dinheiro: um produto por outro. É o que estão fazendo grupos de artistas brasileiros que se reuniram para "trocar arte". Um movimento iniciado há 20 anos em Janduís, no Rio Grande do Norte, e que reúne principalmente grupos de teatro de rua, além de músicos, poetas e artistas ligados a folguedos populares, inclusive da Argentina. O Escambo é palco para artistas dividirem suas experiências, somando algo novo, enriquecedor, entre si e o povo que assiste. Toda a ação é promovida pelo Movimento de Teatro Popular de Pernambuco (MTP/PE).

Nenhum comentário: