Acesse

BEM VINDO AO BLOG DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MESSIAS TARGINO: >>>>> AQUI VOCÊ CONHECE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MESSIAS TARGINO - RN ***ACESSE:*** www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Messias Targino sediou palestra de mobilização dentro da programação da IX Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos


Dentro  das atividades da  IX Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos  no estado do Rio Grande do Norte, o  município de Messias Targino, foi escolhido para sediar uma palestra de mobilização dos produtos orgânicos,  aqui na região do médio oeste, que   aconteceu na   terça-feira (28), na sede da Associação Esperança na Comunidade Canta Galo.

Além dos 20 agricultores familiares  do município   que estão sendo contemplados  com o PAIS Produção Agroecológica Integrada e Sustentável estiveram presentes  agricultores  familiares  dos  dos municípios de Mossoró, Severiano Melo  e Frutuoso Gomes.

A presidente da associação, Erisberte Jales  e Roberto Brígido  do Sebrae,  fizeram  a abertura oficial do evento destacando a importância que tem tido as associações rurais no fortalecimento da agricultura familiar. Em seguida  a coordenadora estadual do PAIS, Onorina Eugenes de Medeiros, disse  que o  projeto vem recebendo muito apoio no município tanto da prefeitura como do movimento social. Ela esclareceu  que o funcionamento do PAIS  vai fortalecer a feira da agricultura familiar.

Os agricultores  familiares, Maria José  de Messias Targino, Alfredo Neto de Severiano Melo  e Severino Pereira de  Frutuoso Gomes,  falaram  de suas experiências  com a produção e comercialização de produtos orgânicos.

Já  a presidenta da  APROFAM - Associação dos Produtores e Produtoras Agropecuários de Mossoró-RN, fez  uma apresentação de toda atuação da associação, mostrando todos os aspectos  desde da fundação da associação, suas conquistas e os desafios que estão apontados.


O chefe da Divisão de Políticas de Produção e Desenvolvimento Agropecuário do Ministério da Agricultura no RN, Jonas  de Freitas,  apresentou  as exigências necessárias para emissão da certificação para a produção e comercialização  orgânica. Os participantes  do evento  conheceram  a experiência do PAIS que está sendo implantado na Comunidade Canta Galo.


O prefeito Arthur Targino, ressaltou a importância do projeto para o município e disse  que  a prefeitura  quer ampliar ainda mais o leque de parceria com o Sebrae, afim de  fortalecer o crescimento econômico e social.

Participaram  do evento, o presidente  do Sintraf e Vice-prefeito Pôla Pinto, Katiuscia Pinto, Coordenadora do Fórum da Agricultura Familiar,  Aderbam Medeiros,  Técnico da Emater local,  que vem atuando na implantação do projeto, Jocélio Pinto, coordenador de agricultura, Neto de Bae, Vereador  e representantes das associações rurais, Junco de Cima, Esperança, Nicácio Teixeira, Cangaira e Trincheira da Serra.

  

A semana faz parte de uma campanha nacional de incentivo ao consumo de produtos orgânicos e da promoção do desenvolvimento da produção orgânica no Estado. Há eventos espalhados em vários locais do estado.






Nenhum comentário: