A Prefeitura Municipal de Messias Targino/RN,
em parceria com SEBRAE, realizou nessa ultima quinta-feira, dia 18, às 18hs, no
auditório da Câmara Municipal, O 1º Seminário de Compras Públicas, através dos seus Agentes de
Desenvolvimento, Eliane Fernandes e Anderson Medeiros.
Prefeito Arthur Targino e Renato Gouveia - Gestor SEBRAE
O
Prefeito Arthur Targino fez a abertura dizendo que por meio desse seminário os empreendedores poderá analisar o potencial do seu negócio
para fornecer para a administração pública (enfatizou), logo em seguida junto com Renato Gouveia, saudaram a todos e foram iniciados
os trabalhos.
O Seminário
teve a seguinte programação:
PALESTRA I - O SEBRAE E OS TERRITÓRIOS DA
CIDADANIA NO RN (18:20h).
Palestrante: Ângelo
Baeta – Coordenador dos Territórios da Cidadania no RN (SEBRAE);
PALESTRA II - EMPREENDEDOR INDIVIDUAL ( 19:00h)
Palestrante:
Marcione Fernandes – Gestora Território Sertão do Apodi (SEBRAE)
PALESTRA III – COMPRAS PÚBLICAS (19:30h)
Palestrante:
Gildson Bezerra – Consultor do Território Sertão do Apodi (SEBRAE).
PALESTRANTE IV: Glauber Luciano – ADL de
Umarizal/RN, A função do Agente de Desenvolvimento Local –(20:00h)
MESA REDONDA - DEBATES (20:30h).
Mediador:
Renato Gouveia - Gestor Território da Cidadania Sertão do Apodi (SEBRAE)
ENCERRAMENTO (21:30h).
Participaram do evento, diversos empresários locais, produtores
e agricultores de produtos orgânicos, funcionários da prefeitura como
pregoeiro, coordenador de tributos, entres outros Agentes do Município de Patu e Janduís, e um número considerável de participantes
interessados pela temática.
A apresentação dos palestrantes ocorreu de forma muito clara,
onde todos os aspectos do objetivo da Lei Geral 128/2006, no que diz respeito
ao incentiva - crescimento – fortalecimento e formalização do MEI, EPP e ME,
como uma série de benefícios que podem ser adquiridos com prioridade nas
compras feitas por prefeituras, através de licitações, e o incentivo para que o
Poder Público adquira bens e serviços dos pequenos.
A Secretaria de Trabalho Habitação e Assistência
Social – Eliane Fernandes, disse que o encontro visou debater o
capítulo da Lei Geral das MPEs que estimula a participação dos pequenos
negócios em processos licitatórios de compras, e a
programação incluiu toda atuação sobre o poder público nas compras governamentais.
O Agente de Desenvolvimento Anderson Medeiros, fez uma ótima
avaliação do curso e que o próximo passo e trazer o Curso Compras Governamentais,
destinado a fornecedores, MEI, micro e pequenos negócios, representantes
comerciais e outros que possuem interesse em fornecer produtos e serviços
para a administração pública municipal, além de apresentar alternativas para
realizar uma melhor análise antes de participar das licitações.
Renato
Gouveia - Gestor Território da Cidadania Sertão do Apodi (SEBRAE), fez um breve
relato do trabalho do SEBRAE e as parcerias que podem ser continuadas com a
gestão municipal e fez o encerramento do 1º Seminário de Compras
Governamentais
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