Acesse

BEM VINDO AO BLOG DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MESSIAS TARGINO: >>>>> AQUI VOCÊ CONHECE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MESSIAS TARGINO - RN ***ACESSE:*** www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Feira da Agricultura Familiar realizará evento para comemorar seis anos de resistência.

No  próximo domingo   dia  27, a Feira da Agricultura  Familiar de Messias Targino,   vai realizar  uma confraternização para  comemorar  seis  anos de sua criação. “São seis anos de muita resistência”, diz a agricultora Maria José,  que desde 2008 vem atuando  na feira.


Este ano, dentro da programação comemorativa  será feito o lançamento  da Feira Orgânica, formada  por  20 famílias do  Projeto PAIS - Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, que vem funcionando  no município  com o intuito de fortalecer a agricultura familiar e ampliar ainda mais a renda dos agricultores familiares que sobrevivem da atividade rural.

O grupo  do PAIS,   já estão produzindo e comercializando e agora vão integrar a feira com sua produção. Visando  acessar  os recursos das modalidades  do PAA, já criaram sua associação afim de facilitar  tanto seu processo de organização  e de acessar os recursos. 


“A implantação  do projeto  de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, tem tornado possível  a produção diversificada  de produtos que vai  ampliar a oferta  para os consumidos“, esclareceu Edson Tavares,  que é presidente da Associação e que agora vai voltar a comercializar na feira.

O projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável,  foi implantado através de mais uma  parceria firmada entre a Prefeitura de Messias Targino e o Sebrae no valor de 300 mil reais,  com recursos da Fundação Banco do Brasil eBanco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Para  comemorar  essas  conquistas,  os  agricultores  que atuam na feira  e as organizações que apoiam  o empreendimento  de economia solidaria, definiram uma vasta programação  que vai acontecer durante todo dia. As 05:00h, terá inicio da feira orgânica  e organização dos espaços das feiras de outros municípios. Já as 06:00h, será  servido  um café  e em seguida troca de experiências e dialogo aberto entre as feiras.

Como nos anos anteriores  será dedicado o espaço a apresentação cultural. A solenidade de comemoração dos seis  anos da feira,  será as 09:00h, com a presença  dos representantes das  parcerias  da Prefeitura Municipal, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf), Centro Juazeiro, Fórum da Agricultura Familiar e Projeto PDA Carnaúba da Visão Mundial, entre outros.

Já na  parte da tarde acontecerá no Centro  de Cultura e Eventos o III Encontro das Feiras da Agricultura Familiar, com feirantes da região oeste.  “É um momento de discutirmos os desafios e oportunidades na construção da sustentabilidade da agricultura familiar junto as feiras agroecologicas  e de Economia Solidária”,  disse Maria Jose.

Durante o encontro  que deverá reunir 70 participantes será debatido  sobre, o fortalecimento da Economia Solidária, das feiras e  a Certificação Orgânica.

As feiras são um dos espaços mais antigos de compra e venda que se tem registro na história. É onde podem ser encontrados os produtos característicos de cada região e suas manifestações culturais. É o lugar da boa conversa, do cafezinho com tapioca, pamonha e é também um lugar de partilha e de aprendizado. É com essa característica que vem se construindo, ao longo de seis  anos, a experiência da Feira Agroecologica de Messias Targino.

Nenhum comentário: