No próximo domingo dia 27, a Feira da Agricultura Familiar de Messias Targino, vai realizar uma confraternização para comemorar seis anos de sua criação. “São seis anos de muita resistência”, diz a agricultora Maria José, que desde 2008 vem atuando na feira.
Este ano, dentro da programação comemorativa será feito o lançamento da Feira Orgânica, formada por 20 famílias do Projeto PAIS - Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, que vem funcionando no município com o intuito de fortalecer a agricultura familiar e ampliar ainda mais a renda dos agricultores familiares que sobrevivem da atividade rural.
O grupo do PAIS, já estão produzindo e comercializando e agora vão integrar a feira com sua produção. Visando acessar os recursos das modalidades do PAA, já criaram sua associação afim de facilitar tanto seu processo de organização e de acessar os recursos.
“A implantação do projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, tem tornado possível a produção diversificada de produtos que vai ampliar a oferta para os consumidos“, esclareceu Edson Tavares, que é presidente da Associação e que agora vai voltar a comercializar na feira.
O projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, foi implantado através de mais uma parceria firmada entre a Prefeitura de Messias Targino e o Sebrae no valor de 300 mil reais, com recursos da Fundação Banco do Brasil eBanco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Para comemorar essas conquistas, os agricultores que atuam na feira e as organizações que apoiam o empreendimento de economia solidaria, definiram uma vasta programação que vai acontecer durante todo dia. As 05:00h, terá inicio da feira orgânica e organização dos espaços das feiras de outros municípios. Já as 06:00h, será servido um café e em seguida troca de experiências e dialogo aberto entre as feiras.
Como nos anos anteriores será dedicado o espaço a apresentação cultural. A solenidade de comemoração dos seis anos da feira, será as 09:00h, com a presença dos representantes das parcerias da Prefeitura Municipal, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf), Centro Juazeiro, Fórum da Agricultura Familiar e Projeto PDA Carnaúba da Visão Mundial, entre outros.
Já na parte da tarde acontecerá no Centro de Cultura e Eventos o III Encontro das Feiras da Agricultura Familiar, com feirantes da região oeste. “É um momento de discutirmos os desafios e oportunidades na construção da sustentabilidade da agricultura familiar junto as feiras agroecologicas e de Economia Solidária”, disse Maria Jose.
Durante o encontro que deverá reunir 70 participantes será debatido sobre, o fortalecimento da Economia Solidária, das feiras e a Certificação Orgânica.
As feiras são um dos espaços mais antigos de compra e venda que se tem registro na história. É onde podem ser encontrados os produtos característicos de cada região e suas manifestações culturais. É o lugar da boa conversa, do cafezinho com tapioca, pamonha e é também um lugar de partilha e de aprendizado. É com essa característica que vem se construindo, ao longo de seis anos, a experiência da Feira Agroecologica de Messias Targino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário