Acesse

BEM VINDO AO BLOG DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MESSIAS TARGINO: >>>>> AQUI VOCÊ CONHECE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MESSIAS TARGINO - RN ***ACESSE:*** www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com

domingo, 11 de setembro de 2011

O Poder Público e a Sociedade Dispõem de Importante Ferramenta no Combate às Drogas

A sociedade brasileira vive envolvida numa guerra diária, que felizmente ainda não despertou em muitos Municípios, porém já causa pânico, medo, dor e revolta em muitos outros. As drogas invadem famílias e destroem laços e valores que já não parecem tão sólidos.
O tráfico de drogas é, sem dúvidas, a principal causa de tamanha violência que atinge o povo brasileiro. A ele se juntam outros delitos, que são como irmãos siameses do tráfico de entorpecentes, inclusive compra e venda de armas de fogo, formação de quadrilha, corrupção de menores, e tantos outros.
O Poder Público e a sociedade civil parecem ineficientes no combate ao tráfico. E, enquanto houver quem compre as drogas, ou seja, enquanto houver quem financie o tráfico, o poder de fogo dos traficantes será cada vez maior e mais assustador.
Todavia, graças a Deus, ainda existe o poder de mobilização da sociedade, que parece adormecida, envolvida que está nos interesses individuais e egoístas de cada um. Trata-se do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas, que vem sendo desenvolvido em muitos lugares em parceria entre o Poder Público e a sociedade civil.
No último dia 6 de setembro, a prefeita de Messias Targino, Shirley Ferreira Targino, juntamente com diversas autoridades, fez o lançamento, no Município, do PROERD, juntando-se assim a vários outros prefeitos de Municípios do Rio Grande do Norte, que também aderiram ao programa.
O QUE É O PROERD
É um programa de caráter social e preventivo posto em prática em todos os Estados do Brasil, por policiais militares devidamente selecionados e capacitados.
É desenvolvido uma vez por semana em sala de aula, durante quatro meses em média, nas escolas de ensino público e privado para os alunos que estejam cursando quinto ou sétimo anos do ensino fundamental.
Através do livro do estudante PROERD, os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica em grupos cooperativos, e nas aulas são realizadas atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que as crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável.
O programa também é desenvolvido junto à família, em um curso específico para pais ou responsáveis, durante um mês, uma vez por semana, com duração de duas horas cada encontro.
Em 2010 o PROERD iniciou o programa para educação infantil. O objetivo, com isto, é possibilitar o reconhecimento de situações que possam comprometer sua segurança e saúde.
É composto por lições com atividades orientadas para a pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental, com o objetivo de levar o aluno a uma participação e mais interatividade nas discussões e no desenvolvimento de habilidades que os conduza à solução de problemas e dificuldades, ensinando procedimentos a adotar em situações de emergência ou quando ocorrem eventos inesperados, como também as primeiras noções de habilidades vitais essenciais, como dizer não e pedir ajuda.
HISTÓRICO E MAIS INFORMAÇÕES DO PROERD
O programa teve a sua origem nos Estados Unidos da América, no ano de 1983, com o nome “DARE” (Drug Abuse Resistance Education) e atualmente é desenvolvido em mais de 58 países.
Ele conta com seis currículos, que vão da pré-escola até o currículo para a família, abrangendo inclusive pessoas portadoras de necessidades educativas especiais.
No Brasil, o currículo mais utilizado é o “Elementary”, destinado a crianças na faixa etária de 09 a 12 anos (5º ano do ensino fundamental). Porém, o PROERD possui também o “Junior High”, para adolescentes na faixa etária de 12 a 15 anos (7º ano), o “Parent”, aplicado para a comunidade, e, desde 2010, tem ainda o currículo para educação infantil.
No Brasil, o PROERD foi implantado em 1992 pela Polícia Militar do Rio de Janeiro. No Rio Grande do Norte o PROERD foi implantado em 2002.
Hoje o efetivo de policiais militares instrutores faz parte da Companhia Independente de Prevenção ao Uso de Drogas – CIPRED, criada no final do ano de 2008, através do Decreto nº 21.002, de 31 de dezembro. A CIPRED é a primeira unidade do país que trabalha exclusivamente na prevenção ao uso de drogas.
O programa consiste em uma ação conjunta entre o policial militar devidamente capacitado, chamado Policial PROERD, educadores, estudantes, pais e comunidade, em que onde se oferecem estratégias preventivas visando promover a resistência, ou seja, para reforçar os fatores de proteção, em especial que favoreçam o desenvolvimento da resistência da criança e do adolescente que pode correr o risco de se envolver com drogas e problemas de comportamento violento.
Fonte: O Messiense

Nenhum comentário: