Foi
realizado nesta sexta-feira (22), no Centro de Cultura e Eventos de Messias
Targino uma palestra onde foi apresentado as linha de credito do AgroAmigo e também
do PRONAF do Banco do Nordeste, da agencia de Assu, para proprietários rurais,
presidentes de associações, Agricultores e pessoas da comunidade.
O
Prefeito Arthur Targino destacou a importância do projeto AgroAmigo para
garantir o acesso ao crédito por parte dos agricultores familiares.
CONHEÇA O PROGRAMA AGROAMIGO
O
Agroamigo é o Programa de Microcrédito Rural do Banco do Nordeste, idealizado
em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Trata-se de
iniciativa pioneira no Brasil que visa à concessão de financiamento para área
rural, adotando metodologia própria de atendimento, cuja premissa consiste no
crédito orientado e acompanhado.
Essa
metodologia de microcrédito rural segue o modelo adotado pelo Programa
CrediAMIGO, linha de microcrédito urbano já operacionalizada pelo Banco do
Nordeste.
O
Agroamigo tem por base a forte atuação e presença local do assessor de
microcrédito e sua capacidade de avaliação do cliente, considerando intenções e
potencialidades que resultam nas propostas de crédito. O programa destina-se a
agricultores familiares com enquadramento no Programa Nacional de
Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), classificados no Grupo B, que
exploram parcela de terra na condição de proprietários, posseiros,
arrendatários ou parceiros e possuam renda bruta anual de até R$ 6.000,00,
excluídos benefícios sociais e proventos previdenciários decorrentes de
atividades rurais.
OBJETIVOS
• Conceder crédito orientado e acompanhado aos (às) agricultores (as) familiares;
•
Aumentar a renda familiar dos (as) agricultores (as) familiares;
• Criar
empregos no meio rural;
•
Aumentar a oferta de alimentos para a população do campo e das cidades;
•
Melhorar a qualidade de vida da população rural;
• Apoiar
as atividades agropecuárias e não-agropecuárias;
•
Agilizar o processo de concessão do crédito;
•
Expandir de forma quantitativa e qualitativa o atendimento aos agricultores
familiares, com redução de custos para o cliente;
•
Proporcionar maior proximidade com os clientes de pequenos empreendimentos da
área rural;
• Atender
o cliente, buscando a identificação das necessidades de serviços financeiros e
bancários.
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