Acesse

BEM VINDO AO BLOG DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MESSIAS TARGINO: >>>>> AQUI VOCÊ CONHECE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MESSIAS TARGINO - RN ***ACESSE:*** www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Desenvolvimento de Messias Targino/RN passa pelo empreendedorismo


Shirley Targino, prefeita do município de Messias Targino, concede entrevista a uma emissora regional de TV em Mossoró/RN, durante as festas de São João.

Ao longo de sua história, o município de Messias Targino (RN) enfrentou períodos de estagnação política, econômica e cultural. Entretanto, os momentos de dificuldade foram deixados no passado e hoje a cidade é considerada um exemplo para o país.

Para que o sucesso fosse atingido, várias iniciativas empreendedoras fazem parte da história de Messias Targino. Uma delas é o projeto “Meu sertão que produz”, criado a partir de um diagnóstico que revelou que o processo de desenvolvimento de pequenas comunidades precisava ser estimulado por meio do crescimento endógeno, ou seja, do interior para o exterior.

A iniciativa integrou-se à população, fazendo com que uma rede articulada produzisse benefícios e qualificação profissional, buscando a redução do índice de analfabetismo da cidade e o fornecimento de subsídios para o desenvolvimento do empreendedorismo sustentável.

Para que os messias-targineses pudessem acompanhar o desenvolvimento da cidade, foram oferecidos cursos nas áreas de avicultura, horticultura e beneficiamento do pescado e leite de vaca, por exemplo.

Já capacitados e com nova amplitude de ofertas, os novos empreendedores precisavam, agora, de medidas em prol da formalização dos negócios. Sendo assim, a prefeita Shirley Targino regulamentou a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas para que a economia local ganhasse um impulso extra.

Com a formalização, empresas passaram a fornecer produtos para a prefeitura e os empresários da região foram convencidos a investir e comprar produtos no comércio local, gerando assim um ciclo econômico endógeno no município.

Após a regulamentação da lei, o desafio passou a ser a busca de estratégias e qualidade para que a produção desenvolvida pelos novos empreendedores pudesse ser consolidada. Para isso, houve o incentivo e a criação de animais de pequeno porte e a criação da Feira Ecológica, com cultivo ecológico e distribuição dos produtos por todo o estado, financiados através do Banco Mundial e do Governo do Rio Grande do Norte.

Para que Messias Targino pudesse continuar a crescer cada vez mais, outra ação foi implantada na cidade: o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

A iniciativa tem como objetivo fazer com que diretrizes e estratégias sejam agregadas para que os moradores da área rural possam contribuir ativamente com o desenvolvimento do município.

Contemplando o sucesso das iniciativas empreendedoras de Messias Targino, a prefeita Shirley Targino venceu a VI Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na categoria Destaque Temático – Formalização de Empreendimentos, em 2010.

A prefeitura elaborou táticas para que a economia local do município crescesse e encontrou no estímulo às micro e pequenas empresas a fórmula ideal para alcançar tal objetivo.

Entre as fórmulas encontradas, é válido registrar o “Meu Negócio é Legal”. O programa oferece capacitação aos empreendedores, apoio na abertura de novos negócios, acesso facilitado ao crédito e, principalmente, estímulo à formalização, permitindo que pequenos produtores e comerciantes formalizados sejam inclusos no cadastro de fornecedores do executivo municipal.

Fonte: Agencia Sebrae

Nenhum comentário: