Acesse

BEM VINDO AO BLOG DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MESSIAS TARGINO: >>>>> AQUI VOCÊ CONHECE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MESSIAS TARGINO - RN ***ACESSE:*** www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Secretária de Educação participa do I Encontro de Educação e Cultura do Território Sertão Apodi


A Secretária Municipal de Educação de Messias Targino, Wagna Fernandes de Almeida e a Coordenadora Pedagógica, Valdélia Gomes da Silva participaram na segunda-feira (07/04), na Casa da Cultura de Caraúbas, do I Encontro de Educação e Cultura do Território Sertão Apodi, onde foi discutido as Estratégias e Ações de Desenvolvimento Regional. O encontro foi promovido pelo o Projeto Dom Helder Câmara/SDT/MDA juntamente com a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Segundo Wagna Fernandes, o encontro teve como finalidade de aperfeiçoar os investimentos e o processo de gestão dos recursos que estão destinados para o território Sertão do Apodi através do Programa Territórios da Cidadania.
Secretária de Educação , Wagna Fernandes e Chagas Fernandes Secretário Executivo Adjunto do Ministério
da Educação e Cultura
A abertura aconteceu às 9h. com o Grupo de Teatro Ciranduís do município de Janduis. Em seguida aconteceu uma Mesa-Redonda: O papel da cultura e da educação (básica, técnica e superior) no desenvolvimento territorial do Sertão do Apodi, que foi coordenada, por Caramuru Paiva – PDHC e teve como debatedores Francisco das Chagas Fernandes - Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Educação e Cultura, Belchior de Oliveira Rocha – Diretor Geral do CEFET, Aécio Cândido, vice-reitor da UERN e Eliene Novais, da CONTAG.

Belchior de Oliveira Rocha – Diretor Geral do CEFET, destacou a política de expansão, onde será instalada uma unidade no município de Apodi. Já a representante da CONTAG, definiu como é importante o dialogo que vem acontecendo entre a Contag e o Ministério da Educação nas questões das políticas públicas para o campo. Aécio Cândido, vice-reitor da UERN, historiou vários aspectos da atuação da Universidade Estadual do Rio Grande do norte e os desafios de aproximar as ações da UERN do território do sertão do Apodi. Francisco das Chagas Fernandes - Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Educação e Cultura, falou de vários avanços que vem ocorrendo no sistema educacional depois da aprovação do FUNDEB, onde aumentou significativamente o volume de recursos para os municípios. Outro ponto destacado por Francisco Chagas, foi em relação às conquistas da educação básica.
Evento teve como debatedores Chagas Fernandes - Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Educação e Cultura, Belchior de Oliveira Rocha – Diretor Geral do CEFET, Aécio Cândido, vice-reitor da UERN e Eliene Novais, da CONTAG.
Na parte da tarde foi feito com os participantes o cruzamento da matriz do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável com as ações previstas no Programa Territórios da Cidadania. Ainda do município de Messias Targino, participaram o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Pôla Pinto e o secretário da entidade Manoel Cardoso Neto.


Nenhum comentário: