Acesse

BEM VINDO AO BLOG DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MESSIAS TARGINO: >>>>> AQUI VOCÊ CONHECE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MESSIAS TARGINO - RN ***ACESSE:*** www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com

terça-feira, 10 de junho de 2008

PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE
Escrito por : Raimundo Nonato de Almeida
coordenador do Programa Esporte e Lazer de Messias Targino
O lazer vai tomar conta da nossa cidade e que, por sua vez, a nossa cidade vai tomar conta do lazer, a proposta do Programa é de oferecer às cidades brasileiras modelos conceituais para o desenvolvimento de uma verdadeira política de lazer. Tendo como referência a Constituição da República Federativa do Brasil, o Estatuto da cidade – e o Plano Plurianual de 2004 a 2007. O Programa tem uma visão pedagógica no tocante as suas ações, é o esporte recreativo, realizado de forma lúdica, caracterizado para livre escolha, tendo como expressão a festa e a alegria. Cada núcleo desenvolve vivências e oficinas, atividades como: esporte, oficinas culturais, música, cântico, brinquedotecas, artesanato, salas de leitura, projeções de filmes, peças teatrais, jogos populares e salão, danças regionais, contemporâneas e clássicas, artes marciais, capoeira e ginástica. O programa está dividido em Módulos. Módulo introdutório, Módulo de aprofundamento e Módulo de avaliação e tem um período de 12 meses de duração.
O Programa tem no seu contexto círculos populares de esporte e lazer e um dos objetivos do Programa é implantar nas comunidades de baixa renda, círculos de convivência sociais, cultura, esporte e arte atingindo todas as idades, crianças, jovens e adultos, num horário de 1hora e meia de aula por, 2 vezes por semana; garantir e organizar o registro das atividades realizadas, bem como a sua avaliação e desdobramento; nortear a formação continuada no sentido de buscar a solução para os problemas pedagógicos apontados pelo sistema práxis; fornecer informações para a sociedade afim de possibilitar mecanismos e controle social. O programa apresenta ainda um diário de bordo para registrar todo o dia ou mensalmente as atividades.
A forma de como trabalhar o Programa é mobilizar e sensibilizar a comunidade em geral, procurar buscar o deficiente, trazer profissionais de diversas áreas do saber para dar palestras, fazer parcerias com outras instituições, no sentido de instruir os participantes. O programa é composto por um coordenador e quatro monitores. Os monitores trabalham 4horas por dia, ou seja, 20 horas semanais, as oficinas na segunda, terça, quarta e quinta e na sexta-feira reuniões pedagógicas, além de 2horas para eventos, chamado de banco de horas.

O programa ainda será ser acompanhado por um Conselho Gestor, formado por entidades de controle sociais. Um Conselho formado por 7 ou pessoas: 1 representante do Núcleo, o Coordenador; 1 rep. Dos monitores; 1 voluntário com experiência em arte; 1 rep. Dos participantes; 1 da sociedade civil; 1 professor do SINTE-RN; e 1 representante da Prefeitura. Com reunião mensal, escolhendo um titular e um suplente para fazer parte do Conselho Gestor Estadual.

Nenhum comentário: