Acesse

BEM VINDO AO BLOG DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MESSIAS TARGINO: >>>>> AQUI VOCÊ CONHECE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MESSIAS TARGINO - RN ***ACESSE:*** www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Cisterneiros são capacitados e cisterna-calçadão é construída em Messias Targino

Foi encerrado no sábado dia 4, na Comunidade Junco de Cima, município de Messias Targino, a Capacitação de Pedreiros, que vão atuar na construção de cisterna-calçadão promovida pelo Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA), na área de atuação da Cooperativa Sertão Verde. A capacitação tinha sido iniciada no dia 29 de Junho.
Prefeita, Shirley Targino, Micilene Vieira da Sertão Verde, Secretário Paulo Rodrigues e Pôla Pinto durante visita a capacitação da cisterna-calçadão na comunidade Junco de Cima.
Durante a confraternização de encerramento foram entregues os certificados aos predeiros que foram capacitados. Participaram do evento de encerramento na comunidade rural Junco de Cima, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Messias Targino, Póla Pinto, Paulo Rodrigues, Secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Tarcisio de Oliveira Jales Secretário de Obras e Serviços Urbano, Fabricio Edno Jales do Centro Juazeiro, Juscelino Herculano Jales, Vereador, Pelopidas Francisco Pinto, vice-presidente da Associação do Junco de Cima, moradores da comunidade e os membros da Equipe da Sertão Verde.
A cisterna-calçadao de Messias Targino foi a segunda a ser construída no RN.

Durante a capacitação, os pedreiros aprenderam passo a passo às etapas de construção da cisterna-calçadão. O primeiro passo foi cavar o buraco, através da contrapartida da família beneficiária. Com o buraco cavado, as placas de cimento foram feitas em formas pré-moldadas. Cada pedreiro aprendeu na prática como construir as placas que foram utilizadas para forrar a cisterna. A cisterna-calçadão se diferencia pela sua forma de capacitação da água, realizada através de uma área cimentada e que pode armazenar 52 mil litros de água, que vai ser usada na produção de hortaliças e para a dessedentação de animais de pequeno porte, na comunidade rural. De Messias Targino, foram capacitados 4 predeiros, que vão construir 28 cisternas de placas na zona rural do município.


A próxima etapa é a realização de cursos para as famílias que serão contempladas com as tecnologias do P1+2 em Messias Targino. Também serão realizadas reuniões para avaliar o andamento do programa no município.

Durante o curso de capacitação com os predeiros, varias pessoas das comunidades rurais e autoridades locais e da região visitaram o local, como a prefeita do município Shirley Targino que destacou a importância do programa para a zona rural. A cisterna-calçadao de Messias Targino foi a segunda a ser construída no Estado do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário: