Acesse

BEM VINDO AO BLOG DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MESSIAS TARGINO: >>>>> AQUI VOCÊ CONHECE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MESSIAS TARGINO - RN ***ACESSE:*** www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

30 mil podem ser excluídas no RN

Aproximadamente 30 mil famílias poderão ser excluídas do Programa Bolsa Família no Rio Grande do Norte neste ano, caso não realizem o recadastramento. Ao todo, 65.801 famílias foram convidadas para atualizar suas informações junto ao Cadastro Único para Programas do Governo Federal (CadÚnico).

A Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS) espera pelos números oficiais do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que serão divulgados a qualquer momento. Uma estimativa rasa avalia que aproximadamente 50% deixem de se cadastrar.

A coordenadora estadual do Bolsa Família, Rosângela Medeiros, explica que os beneficiários têm até o dia 31 de dezembro para regularizar sua situação, do contrário serão excluídos do quadro. Segundo ela, todos os municípios receberam uma listagem dos benefícios que não apresentaram atualização há pelo menos dois anos. O trabalho de reorganização dos cadastros aconteceu entre fevereiro e outubro e depois adiado até 31 de dezembro. "Os trabalho com os municípios estão sendo feitos para resgatar as pessoas que podem ser bloqueadas", disse Rosângela, esclarecendo que é preciso saber o que está acontecendo com essas famílias.

O MDS mandou carta para todas as famílias atendidas e as secretarias municipais de Ação Social realizaram campanhas publicitárias e visitas na zona rural e bairros periféricos para garantir a cobertura.Rosângela disse que a Sethas vem trabalhando para capacitar as equipes municipais. "As equipes municipais de saúde e educação precisam estar trabalhando em conjunto com a assistência social para facilitar o trabalho de orientação e identificação das famílias inseridas no Programa", argumenta.313.612 famílias potiguares receberam o benefício em setembro de acordo com a última folha de pagamento do benefício.

Estimativa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), segundo a PNAD, é de que 319.016 famílias (com renda per capita de até R$ 140) se encaixam no perfil e estão aptas a receberem o Bolsa Família.


Nenhum comentário: