Transporte escolar necessita ser aperfeiçoado, aponta pesquisa
A pesquisa Ônibus Rural Escolar do Brasil, divulgada nesta terça-feira, 03 de novembro, oferece uma amostra da situação do transporte escolar rural do país. O Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes da Universidade de Brasília (Ceftru/UnB), responsável pela pesquisa, percorreu 50 mil km em 16 Municípios e obteve um diagnóstico dos veículos utilizados pelo Programa Caminho da Escola.
Após a análise efetuada em 60 dias, os 150 pesquisadores do Ceftru elaboraram um documento com recomendações para melhorar o conforto e a segurança das crianças no transporte escolar. Segundo o Centro, alguns alunos chegam a passar até oito horas dentro dos ônibus em “péssimas condições”.
Após a análise efetuada em 60 dias, os 150 pesquisadores do Ceftru elaboraram um documento com recomendações para melhorar o conforto e a segurança das crianças no transporte escolar. Segundo o Centro, alguns alunos chegam a passar até oito horas dentro dos ônibus em “péssimas condições”.
A respeito da manutenção desses veículos, o coordenador da pesquisa Willier Carvalho lembra que existem algumas normas a serem seguidas. “Se o Município estiver distante até 200 km da concessionária, cabe a ele levar o ônibus para manutenção. Caso a distância seja maior, é dever da concessionária ir ao Município”, assegura.
De acordo com Carvalho, há uma defasagem principalmente na Região Norte. “Isso gera uma grande dificuldade para os Municípios”, conta. No documento entregue ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), os pesquisadores expõem a necessidade de capacitar os Municípios para fazerem a manutenção do setor viário.
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