Acesse

BEM VINDO AO BLOG DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MESSIAS TARGINO: >>>>> AQUI VOCÊ CONHECE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MESSIAS TARGINO - RN ***ACESSE:*** www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Construção de Barragens vai beneficiar agricultores familiares de Messias Targino.



Foi iniciado na terça-feira (06/07), a construção de 3 barragens submersas no município de Messias Targino, que vão beneficiar inicialmente três comunidades rurais. Segundo Aderbam Medeiros técnico do escritório local da Emater, essas barragens é fruto de uma parceria entre Governo Federal e Emater, através do programa de reconstituição de agroecosistemas. As primeiras comunidades beneficiadas são Varzea dos Picos, já concluída Cangaira e Paulo Afonso.


Aderbam informou que o programa vem acontecendo no município através da parceria entre a Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Fórum das Associações. “Está sendo articulada a construção de mais barragens, que iram beneficiar os pequenos produtores de todo o município, trazendo melhores condições de captação de água e aumento da produção”, informou o técnico.


O QUE É BARRAGEN SUBTERRÂNEA

È uma construção de um barramento que barra a água da chuva, e essa água fica presa no solo, sendo aproveitada pelas plantas ou retirada de um cacimbão.


Uma barragem subterrânea deve ser construída em baixos e pequenos riachos, sendo necessário que o local seja estreito e disponha de ombreiras, onde a pedra ou firmamento. A barragem é mais rasa nas margens do que no meio ou na baixa do riacho, com solos férteis, não muito arenoso.

As barragens subterrâneas tornam os riachos ou córregos que antes eram secos em agricultáveis haja visto que a água fica retida no subsolo.

Nenhum comentário: