Acesse

BEM VINDO AO BLOG DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MESSIAS TARGINO: >>>>> AQUI VOCÊ CONHECE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MESSIAS TARGINO - RN ***ACESSE:*** www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Desenvolvimento Social




Municípios precisam responder ao Censo Suas 2010 até outubro


A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa aos gestores municipais que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai promover, entre os dias 23 de agosto e 1º de outubro deste ano, o Censo Suas 2010. O questionário deve ser preenchido pela Internet.


Todos os Municípios devem responder ao Censo, mesmo que possuam ou não Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). Neste ano, o Censo será composto por quatro questionários específicos.

O primeiro é o Questionário da Gestão deve ser respondido por todos os Municípios e Estados e vai coletar informações gerais sobre as secretarias municipais e estaduais de Assistência Social. O Questionário dos Conselhos deve ser respondido por todos os conselhos municipais e estaduais de Assistência Social, que coleta informações sobre a estrutura e funcionamento desses órgãos e seus conselheiros.

O Questionário dos Cras e o do Creas coletam informações sobre a estrutura, o funcionamento e os recursos humanos dessas unidades. Ambos devem ser respondidos apenas pelos Municípios que já possuem essas unidades. O número de questionários respondidos deve estar de acordo ao número de unidades existentes no Município. Exemplo: cinco CRAS equivalem a cinco questionários.

Preenchimento

Para acessar e preencher os questionários eletrônicos, os Municípios, Estados e conselhos devem utilizar o mesmo login e senha do SuasWeb. É importante ficar atento ao calendário que especifica a data de abertura e encerramento do acesso aos formulários. Cada questionário tem uma data específica de acesso.

O preenchimento criterioso do Censo constitui elemento indispensável para o processo de planejamento, acompanhamento e avaliação do Suas.

Nenhum comentário: