Acesse

BEM VINDO AO BLOG DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MESSIAS TARGINO: >>>>> AQUI VOCÊ CONHECE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MESSIAS TARGINO - RN ***ACESSE:*** www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

SEBRAE realiza encontro e incentiva prefeitos a implementar a Lei Geral da MPE



Prefeitos, Secretários Municipais e vereadores das cidades do Norte Araguaia participaram na terça-feira(10) em Confresa do Seminário: “Os Pequenos Negócios na liderança do desenvolvimento”. O evento realizado pelo SEBRAE discutiu temas como o desenvolvimento e o incentivo aos pequenos negócios, através de palestras foi possível os gestores observarem como é possível fazer as coisas acontecerem.
Foram três palestras ministradas por consultores e uma prefeita, todos da região do Nordeste que trouxeram maneiras de desenvolver os municípios fazendo gerar emprego e renda para o poder público e para a população em ge
ral.



O Consutor e ex-prefeito da cidade de Cabaceiras na Paraíba Arnaldo Júnior Farias, falou sobre “Os pequenos negócios na liderança do desenv
olvimento e apresentação de instrumentos de apoio aos municípios”. De acordo com Farias a somatória da união com o planejamento associado a incentivos proporcionados pelo Poder Público podem representar desenvolvimento. “Para uma cidade se desenvolver é necessário observar as suas potencialidades, além disso, é preciso haver sempre um incentivo do poder público aos pequenos negócios, eles são responsáveis por grande parte da economia de um município gerando emprego e renda”, explicou Farias.


Shirley Targino prefeita de Messias Targino

Já a Prefeita da Cidade de Messias Targino do Rio Grande do Norte, Shirley Targino, que foi ganhadora do Prêmio Prefeito Empreendedora do SEBRAE, falou sobre como fomentar a renda, ela explanou sobre o projeto” Meu Sertão que Produz”, um projeto baseado na agricultura familiar e que é aplicado no município. Segundo ela a cidade de pouco mais de 5 mil habitantes sobrevive especificamente do Poder Público e da Agricultura Familiar. “Através deste projeto demos incentivos aos pequenos produtores, hoje o que eles produzem a Prefeitura compra e aproveita para a merenda escolar, que teve um cardápio todo refeito em cima da produção, isso faz com que os produtores aumentem a renda e se mantenham na zona rural, não havendo uma grande migração da roça para a cidade”, explicou a Prefeita ao Agência da Notícia. Ela alerta que para haver essa negociação entre o produtor e a prefeitura, foi preciso regularizar o homem do campo. “Fizemos um trabalho de regularização do homem do campo para que ele possa comercializar para os governos, hoje eles têm CNPJ e nota fiscal podendo vender tranquilamente seus produtos para os governos”, explicou Shirley Targino.


Já na 3ª palestra o Consultor de planejamento e estratégia Francisco Nunes de Almeida explanou sobre: “O município como indutor do desenvolvimento, através de políticas e estratégias que viabilizem investimentos produtivos e ocupações remuneradas”. De acordo com Almeida é necessário haver união entre os prefeitos da região para que juntos possam buscar soluções e implementações da economia levando ao desenvolvimento, inclusive sugerindo uma grande aliança “O pacto do Novo Araguaia”. “É preciso que haja união para que juntos possam encontrar maneiras de buscar o desenvolvimento e colocar em pratica ações que elevem a economia local, é preciso que haja envolvimento de todos nesse processo para que o resultado seja positivo, e principalmente o incentivo para pequenos empreendedores, hoje eles representam grande parte da economia do Brasil ”, explicou.


Os palestrantes explicaram sobre os benefícios da Lei Geral para Micro e Pequenas Empresas, que regulamenta os pequenos empreendedores dando força ao mercado e a economia local.


De acordo com o Prefeito de Porto Alegre do Norte Edi Escorsin, o seminário abriu a visão dos gestores da região. “Foi uma excelente oportunidade que tivemos de observar bons exemplos. Neste primeiro momento vamos colocar uma pessoa para se dedicar exclusivamente para a regularização dos pequenos produtores e empresários, para que assim possamos usar ainda mais o nosso mercado local”, observou o Prefeito que declarou ao Agência da Notícia que hoje o município enfrenta dificuldades em comprar no próprio município devido a resistência dos pequenos empreendedores em se formalizarem.


Para a Gestora Estadual do Desenvolvimento Territorial de MT, Marian Adachi Oliveira o encontro foi positivo e os prefeitos puderam entender durante o evento a importância do pequeno produtor ou pequeno empresário na economia local. “Tivemos um saldo positivo com a participação efetiva de 12 dos 15 municípios que compõe o Norte Araguaia, esperamos que a Lei Geral possa realmente ser aplicada nos municípios e que os gestores possam colocar em pratica o que vivenciaram aqui”, disse Mariam.

Nenhum comentário: