Educação
Ensino municipal pode adquirir computadores com mais facilidade
Educação
Ensino municipal pode adquirir computadores com mais facilidade
Município melhorou praticamente todos os segmentos da atividade administração.
Prêmios de instituições de enorme credibilidade foram conferidos à prefeita Shirley justamente pela correta gestão de políticas públicas.
Em 2008, a Organização das Nações Unidas (ONU), através do seu Fundo Especial da Infância (UNICEF) elegeu a prefeita Shirley como uma das vencedoras do "Prêmio Selo Unicef". Foi o reconhecimento pela ONU que a gestora messiense realizou com enorme acerto políticas de saúde, educação, esporte e assistência social com crianças e adolescentes.
Em 2010, o Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e à Micro Empresa (SEBRAE) elegeu a prefeita Shirley como a vencedora do "Prêmio Prefeito Empreendedor". Shirley venceu a disputa geral no Estado do Rio Grande do Norte, além de ter vencido também numa temática específica. A coroação do êxito se deu com uma premiação nacional.
A premiação do SEBRAE se deu porque o Município de Messias Targino, na gestão da neta do seu fundador, investiu e incentivou o pequeno e micro-empreendedor, seja adotando medidas legais para isso, seja ajudando efetivamente a pequenos e micros empreendedores, como é o caso, por exemplo, da Feira Agroecológica e Solidária, que há pouco mais de dois anos acontece na cidade todos os domingos.
Prefeita Shirley Targino tem investido maciçamente em diversas áreas.
O maior reconhecimento, porém, vem das ruas. As lastimações e reclamações de antes deram lugar à satisfação de agora.
E, agora, a prefeita messiense tem mais uma excelente notícia.
Preocupada com a geração de emprego e renda, a prefeita Shirley tem diminuído os índices de falta de postos de trabalho através das muitas obras realizadas por sua gestão em todos os recantos da cidade.
Porém, entendia a prefeita que era preciso fazer mais. E foi o que fez a chefe do Executivo messiense. De tanto batalhar, ela conseguiu que uma pequena empresa se instalasse na comunidade rural Junco de Cima, localizada a pouco quilômetros da sede do Município. Trata-se de uma pequena unidade de produção fabril, que gera empregos e renda para o Município.
Agora, através desse início de produção de peças de vestuário, a marca Hering, de enorme tradição no mercado de fabricação de roupas, deu sinais de que pretende se instalar no Município. Esta talvez seja uma das melhorias notícias das duas gestões empreendedoras da prefeita Shirley.
A Hering pretende firmar parceria com a microempresa que já atua no Município, mediante incentivos deste. Concretizando-se esta parceria, haverá um aumento na linha de produção, aumentando-se por consequência o número de postos de trabalho diretos e indiretos.
As conversas para que isso se torne realidade, segundo a prefeita Shirley, estão bem adiantadas, e tudo caminha para um desfecho feliz.
Fonte:www.omessiense.zip.net
Município passará a atender com mais cinco profissionais de saúde em áreas específicas.
Com a implantação do Programa o município ganhará uma equipe composta por mais 5 (cinco) profissionais de saúde de diferentes áreas de conhecimento, sendo 01 fonoaudiólogo, 01 Psicólogo, 01 Nutricionista, 01 Pediatra e 01 Ginecologista que atuarão em parceria com os profissionais das equipes de Saúde da Família, atuando diretamente no apoio as equipes.
Os atendimentos acontecerão naUnidade Básica de Saúde Edino Jales.
Secretária de saúde Mônica Andrade.
Serão 125 adolescentes atendidos no município.
Segundo o secretário de ação social, Andersom Medeiros, o projeto também é dirigido a egressos de medidas socioeducativas, e para este ano o município irá oferecer aos adolescente 05 oficinas de diferentes modalidades, onde serão oferecidas: aulas de informática, aulas de violão, teatro, danças e esporte.
Os beneficiários do programa Bolsa Família têm até o dia 31 de outubro para atualizar o cadastro. As famílias que não respeitarem o prazo, podem confirmar os dados em novembro e dezembro, porém com o benefício bloqueado.
“A partir de janeiro de 2011, ele será cancelado para todos os que não foram localizados ou não compareceram [às prefeituras]”, afirmou a secretária nacional de Renda de Cidadania do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), Lúcia Modesto.
Segundo Modesto, na parte superior do comprovante de recebimento do benefício consta um aviso da necessidade de atualização. Em entrevista à Rádio Nacional, a secretária explicou que as informações, revisadas a cada dois anos, permitem o acompanhamento da situação da família. Os beneficiários devem informar dados como mudança de endereço, renda mensal ou quantidade de membros da família.
Lúcia Modesto destaca que o atendimento aos beneficiários é organizado de forma diferenciada por cada município, portanto, eles devem procurar as prefeituras. “No Distrito Federal, por exemplo, isso está sendo feito em alguns postos da Sedest [Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do Distrito Federal]”, acrescenta a secretária.
Entre janeiro e maio deste ano, 215.585 cadastros foram atualizados, o número que representa 18% do total de famílias que precisam fazer a revisão dos dados. Ainda faltam 936.450 mil. Para garantir o benefício, as famílias também precisam manter os filhos na escola e a agenda de saúde em dia. O programa de transferência de renda repassa R$ 1,2 bilhão para 12,7 milhões de famílias.
Paulo Rodrigues secretário de agropecuária é parceiro da feira.
Prefeita Shirely visitando as tendas da feirinha
Momento em que a prefeita Shirley cumprimenta as feirantes e recebe o carinho.
Consumidores da feirinha cumprimentam a prefeita Shirley
Prefeita Shirley reforça a parceira com a feira agroecologica de Messias Targino.
O evento foi bastante participativo pela comunidade e durante a feira houve sorteio entre os clientes e muito forro pé de serra.
Prefeita Shirely recebendo o carinho dos visitantes da feirinha.
A prefeita Shirley Targino em seu discurso destacou os avanços que vem ocorrendo na agricultura familiar, além de ressaltar a importância da feira como fonte de renda entre as famílias que comercializam os seus produtos.
A feira foi animada com muito Forró Pé de Serra.
Comunidade prestigiou evento em comemoração aos 2 anos de criação da Feira Agroecologica de Messias Targino.
Além da prefeita Shirley Targino prestigiaram o evento, o secretário de agropecuária e meio ambiente, Paulo Rodrigues Dantas, Caio Cesar, secretário de educação, Joana de Oliveira, secretária de finanças, Pôla Pinto, presidenta da Câmara de vereadores, Juscelino Jales, vereador, Manoel Cardoso Neto, presidente do Fórum da Agricultura Familiar, presidentes de associações rurais, autoridades locais e comunidade.
Agricultores familiares da Feira vão realizar evento domingo.
Durante o evento está programado apresentações de violeiros, forró pé de serra e ainda sorteio de produtos orgânicos e de um carneiro, que será sorteado entre os consumidores da feira.
As feiras são um dos espaços mais antigos de compra e venda que se tem registro na história. É onde podem ser encontrados os produtos característicos de cada região e suas manifestações culturais. É o lugar da boa conversa, do cafezinho com tapioca, pamonha e é também um lugar de partilha e de aprendizado. É com essa característica que vem se construindo, ao longo de dois anos, a experiência da Feira Agroecologica de Messias Targino.
Feira tem fortalecido a produção da agricultura familiar
Nascida em 2008, por iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Projeto PDA Carnaúba da Visão Mundial, Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente e Fórum da Agricultura Familiar, a feira começou funcionando em espaço livre, enfrente ao correio.
FONTE:www.polapinto.blogspot.com
Prefeita Shirley Targino durante a assembléia no Sindicato dos Trab. Rurais.
Shirley enfatizou que a prefeitura através de sua pessoa e da Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, que tem a frente o secretário Paulo Rodrigues, não tem medido esforços para a chegada de vários investimentos para o município.
Por último a prefeita destacou o grande trabalho que vem sendo feito através da união entre todos os segmentos que atuam no campo.
Fonte: www.polapinto.blogspot.com
Prefeit Shirley e o secretário Paulo Rodrigues
Tem sido uma parceria que vem dando certo e garantido a manutenção do rebanho em boas condições", enfatizou Genésio Pinto, presidente do STR local.
O sindicalista acrescentou ainda, que outra importante iniciativa dos produtores locais tem sido a utilização de cata-ventos para assegurar a irrigação de diversas comunidades.
PREFEITURA PROSSEGUE REFORMANDO CANTEIROS
Sabedora de que o Município não realizaria obras estruturantes apenas com recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e com recursos de sua própria arrecadação, a prefeita Shirley Ferreira Targino (PR) tem buscado as parcerias como forma de trazer para Messias Targino benefícios que melhoram signifiticamente a infraestrutura do Município.
Mais que isso, as obras geram empregos diretos, empregos indiretos e renda para o Município, beneficiando direta ou indiretamente uma importante parcela da população e o próprio Município.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem sido da gestão da prefeita Shirley Ferreira Targino um importante parceiro. Com projetos bem elaborados e muita insistência junto a Ministérios e Secretarias do governo federal, a prefeita Shirley tem implantando em Messias Targino uma nova realidade, mudando para melhor, radicalmente, a situação do Município.
Recentemente, a administração da prefeita Shirley iniciou a execução de um projeto de melhoramento das principais vias públicas da cidade, através de parceria firmada com o governo federal por via do Ministério do Turismo.
Trata-se da reforma e do melhoramento dos canteiros de várias ruas da cidade, que agora recebem material especial ao seu redor em substituição às antigas pedras.
Atualmente, estão recebendo os serviços de reforma os canteiros da Avenida Genuíno Fernandes Jales e os da Rua Edino Jales de Almeida. Mas o benefício também chegará aos canteiros da Rua Manoel Fernades Jales, que faz cruzamento com aquelas duas vias públicas.
Os novos canteiros receberão também plantas ornamentais, grama e iluminação.
Reforma de canteiro da Av. Genuíno Jales (foto: Blog da Prefeitura de Messsias Targino)
Sem dúvidas, a cidade ficará mais bonita e ecologicamente mais correta.
Fonte:omessiense.zip.net
Aderbam informou que o programa vem acontecendo no município através da parceria entre a Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Fórum das Associações. “Está sendo articulada a construção de mais barragens, que iram beneficiar os pequenos produtores de todo o município, trazendo melhores condições de captação de água e aumento da produção”, informou o técnico.
O QUE É BARRAGEN SUBTERRÂNEA
È uma construção de um barramento que barra a água da chuva, e essa água fica presa no solo, sendo aproveitada pelas plantas ou retirada de um cacimbão.
Uma barragem subterrânea deve ser construída em baixos e pequenos riachos, sendo necessário que o local seja estreito e disponha de ombreiras, onde a pedra ou firmamento. A barragem é mais rasa nas margens do que no meio ou na baixa do riacho, com solos férteis, não muito arenoso.
Prefeita Shirley Targino durante reunião.
A prefeita de Messias Targino Shirley Targino também participou do evento, que foi bastante participativo. “É mais uma ação que vão desenvolver em Messias Targino para apoiar os pequenos produtores rurais, principalmente os produtores de leite”, disse Shirley.
No Estado do Rio Grande do Norte, apenas a região Seridó e Oeste aderiram ao programa até agora, na jurisprudência da Agência BNB - Assú, no Médio Oeste, apenas Messias Targino, Janduís e Campo Grande.
O Programa Balde Cheio visa prestar assistência técnica a grupos de produtores de leite com técnicas inovadoras desenvolvidas pela EMBRAPA, tornando o gado de Leite a atividade leiteira viável economicamente e buscando adaptar cada propriedade aos seus recursos naturais com implantação de capineiras ou plantios de palma adensada.
Proprietários e dirigentes de associações rurais participaram da reunião.
Cada município que vai participar do programa entra com a contra partida de um técnico em agropecuária ou engenheiro agrônomo que vai trabalhar com no máximo 20 produtores, além do pagamento anual de 5 mil reais. O técnico em agropecuária, Juscelino Herculano Jales foi o designado pela prefeitura para atuar no programa, o mesmo já participou de um treinamento de uma semana em Campina Grande e está articulando junto aos produtores um intercambio no município de Pombal, onde o programa já é um sucesso a mais de 4 anos.
A Secretária de Agropecuária e Meio Ambiente deu inicio a realização de ensilagem em comunidades rurais do município de Messias Targino. Segundo o secretário Paulo Rodrigues a ensilagem já foi realizada em várias comunidades este ano. “Devido às poucas chuvas este ano aumentou a procura pela ensilagem”, informou o secretário.
A ensilagem consiste na reserva de folhagens, através de ensilagem de culturas de sequeiro como: capim elefante, sorgo e milho para alimentação dos rebanhos bovinos, caprinos e ovinos.
Prefeita Shirley Targino vai expor sua experência de Emprendedora no Seminário "Os pequenos na Liderança do Desenvolevimento", em João Pessoa.
O curso está acontecendo em dois horários com carga horária de 20h aulas.
Rosângela Dantas, professora ministrante do curso.
Aldenora Gomes, coordenadora pedagógica do SENAC.
Vice-prefeito Rubinho durante a abertura do curso.
Participantes do curso de Qualidade de Atendimento.
Maria Ruth Paiva ministrante do curso.
O curso está acontecendo em dois horários.
Construção do novo abatedouro era uma reivindicação antiga da população
Prefeita Shirley Targino, está disponibilizando recursos para a realização do projeto
O projeto Anjos da Leitura já foi apresentado aos gestores
Projeto Anjos da Leitura será desenvolvido na zona urbana e rural do município.
Professores e gestores durante a apresentação do Projeto Anjos da Leitura.
O projeto Anjos da Leitura está dividido em 5 etapas, sendo: Reconhecimento e Planejamento; Proposta de Formação; Envolvimento da Comunidade Escolar; Criação e Implementação dos Espaços da Leitura e Formação de Parcerias.
O projeto terá continuidade com oficinas de leitura para professores, alunos e pais.
Ainda de acordo com Wagna dentro do projeto será trabalhado: diferentes propósitos de leitura; Linguagem escrita e produção de testos; Produção de textos e características de diferentes gêneros literários.