Acesse

BEM VINDO AO BLOG DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MESSIAS TARGINO: >>>>> AQUI VOCÊ CONHECE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MESSIAS TARGINO - RN ***ACESSE:*** www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com

domingo, 11 de janeiro de 2009

Gestores do Bolsa Família ganham nova ferramenta para controle do programa.

Já está disponível, no site do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) - www.mds.gov.br/bolsafamilia - uma nova ferramenta, denominada “Formulário de recurso on-line”, que vai permitir o registro, avaliação e correção de situações que levaram o beneficiário do Bolsa Família a receber advertência, bloqueio, primeira suspensão, segunda suspensão ou cancelamento de benefício devido ao descumprimento de condicionalidades do programa (acompanhamento das áreas de educação e saúde).
A Instrução Operacional nº 26, de 17 de dezembro de 2008 – também disponível no site - traz orientações e procedimentos a serem adotados pelos gestores municipais, no que se refere aos recursos apresentados por famílias com registros de descumprimento de condicionalidades do programa.
Até o dia 9 de dezembro de 2008, o registro do deferimento do recurso era realizado pela Secretaria Nacional de Renda de Cidadania, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Com o novo formulário, o gestor municipal do Bolsa Família é quem deve registrar e avaliar o recurso no sistema. Ele pode, ainda, realizar pesquisas básicas ou avançadas sobre as famílias com descumprimento de condicionalidades.
O Formulário de recurso on line é uma das iniciativas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para descentralizar a gestão de condicionalidades do Programa Bolsa Família.
Condicionalidades - A presença de crianças e adolescentes na escola é uma das condições para que os beneficiários não percam o Bolsa Família. Para continuar a receber a transferência de renda do governo federal, os pais devem, além de efetuar a matrícula dos filhos, se certificar de que eles assistam, no mínimo, a 85% das aulas a cada mês.
A exigência para adolescentes de 16 e 17 anos é de 75% das aulas.Os beneficiários do Bolsa Família também precisam manter atualizado o cartão de vacinação das crianças com até sete anos de idade, seguir as instruções do Ministério da Saúde e conduzir os filhos para que sejam medidos e pesados nos postos municipais. A contrapartida das gestantes é fazer o pré-natal.
O acompanhamento das contrapartidas é fundamental para melhorar a situação de vida das 11 milhões de famílias atendidas pelo programa. O descumprimento das condicionalidades por cinco vezes consecutivas leva ao cancelamento do benefício.

Nenhum comentário: