Acesse

BEM VINDO AO BLOG DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MESSIAS TARGINO: >>>>> AQUI VOCÊ CONHECE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MESSIAS TARGINO - RN ***ACESSE:*** www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Gestores podem acompanhar projetos educacionais do município.


A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os secretários de Educação dos municípios que já elaboraram os Planos de Ações Articuladas (PAR): é possível acompanhar a execução dos projetos educacionais de seu município. Para isso, os gestores devem preencher o cadastro do Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (Simec).

O cadastro é simples. Basta entrar na página do Ministério da Educação (MEC) e buscar orientações sobre o PAR e o roteiro para preenchimento dos dados no Simec. Após o cadastro, o gestor recebe uma senha que permite acesso às informações do município – população, número de escolar e índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) – e sobre a elaboração e execução do plano de ação.

Para a Confederação Nacional de Municípios (CNM), é importante que os gestores municipais conheçam os projetos de educação do seu município por meio do Simec. Entre as vantagens, o sistema traz a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento das ações do PAR e de solicitar ao MEC apoio técnico ou financeiro para a realização dos projetos.

PARO Plano de Ações Articuladas (PAR) é um mecanismo de planejamento das secretarias municipais de educação e tem prazo até 2011 para ser executado. As ações nele efetivadas têm o objetivo de garantir um ensino de qualidade no país.

Vale ressaltar que as transferências voluntárias e a assistência técnica do MEC aos municípios, estados e ao Distrito Federal estão vinculadas à elaboração do PAR e à adesão ao Compromisso Todos pela Educação.

Para mais informações sobre o PAR e para fazer o cadastro no Simec acesse
aqui.

Nenhum comentário: