Acesse

BEM VINDO AO BLOG DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MESSIAS TARGINO: >>>>> AQUI VOCÊ CONHECE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MESSIAS TARGINO - RN ***ACESSE:*** www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Programa Compra Direta beneficia agricultores e instituições em Messias Targino.

Nove pequenos agricultores familiares de Messias Targino, foram beneficiados no ano de 2008, com um volume de recursos no valor de 27.591.49, do programa compra direta. Toda produção vendida ao compra direta no ano passado foi de 5.034 kg.
Segundo o Secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Paulo Rodrigues Dantas, 7 instituições como Hospital, Programa do Peti, Creche Casulo, Escolas do município da zona urbana e rural, e a Escola Estadual foi beneficiada com doação de produtos.
O técnico da Ematern, no município Aderbam Medeiros, destacou a importancia do programa para o fortalecimento da agricultura familiar como também para a complementação da merenda escolar.
Para este ano, está garantido 15 mil reais, para a primeira etapa que vai começar em fevereiro. “Serão realizadas reuniões junto aos agricultores familiares para garantir a participação de todos nessa nova etapa”, informou Aderbam Medeiros.
Secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Paulo Rodrigues.
Segundo Paulo Rodrigues, Secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, o programa é Patrocinado pelo Governo do Estado, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Prefeitura Municipal e Ematern. “O objetivo do Compra Direta Local, é adquirir produtos agropecuários produzidos por agricultores familiares. Esses produtos são utilizados na complementação da merenda escolar”, informou o secretário.
Produtos do compra direta são doados.
Cada família inscrita tem direito a comercializar seus produtos no valor de R$ 3.500,00 (Três mil e quinhentos reais). O Programa consiste em comprar toda produção, destes pequenos agricultores que vai do feijão verde, hortifrutigranjeiro, frango, ovos até o mel permitindo que os pequenos produtores possam vender seus produtos com um valor estabelecido pelo mercado sem a ação do atravessador.

Técnico da Ematern, no município Aderbam Medeiros.
A compra é feita semanalmente na sede da Emater. Além de fortalecer a Agricultura Familiar local, o programa ainda beneficia entidades filantrópicas, previamente cadastradas. No ano passado 1.537 pessoas foram atendidas com a doação dos produtos adquiridos no compra direta. “Os resultados são impressionantes. A qualidade de vida dos produtores melhorou”, Destacou o técnico da Emater.


Nenhum comentário: