Acesse

BEM VINDO AO BLOG DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MESSIAS TARGINO: >>>>> AQUI VOCÊ CONHECE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MESSIAS TARGINO - RN ***ACESSE:*** www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Municípios receberão mais medicamentos fitoterápicos em 2009.


Prefeituras de todo país terão à disposição, a partir de 2009, segundo previsões do Ministério da Saúde, cinco novos tipos de medicamentos fitoterápicos. A meta do governo federal é ampliar o uso destes medicamentos no país por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Desde 2007, os dois tipos de medicamentos fornecidos pelo SUS são: espinheira santa – para tratamento de gastrites e úlceras – e guaco – recomendado para tosses e gripes. Para aumentar a oferta, foi aprovado em 2008 o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, resultado de uma parceria entre nove ministérios.

Atualmente 350 municípios em 12 estados brasileiros distribuem estes medicamentos na rede pública de saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo é aumentar o número de municípios que utilizam substância fitoterápicas e a variedade das substâncias disponíveis.

Considerando que a Fitoterapia é um recurso terapêutico caracterizado pelo uso de plantas medicinais e que tal abordagem incentiva o desenvolvimento comunitário, a solidariedade e a participação social, além de valorizar o conhecimento tradicional popular, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) espera que a ampliação da lista de medicamentos fitoterápicos na rede do SUS e a aceitação da população ocorra da forma mais breve possível.

Este avanço, certamente, trará benefícios para a gestão municipal possibilitando, além da redução dos custos com a assistência de atenção básica de saúde, a geração de renda no âmbito municipal.

Nenhum comentário: