Acesse

BEM VINDO AO BLOG DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MESSIAS TARGINO: >>>>> AQUI VOCÊ CONHECE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MESSIAS TARGINO - RN ***ACESSE:*** www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com

terça-feira, 26 de maio de 2009

Equipe da Austrália da Visão Mundial visita município de Messias Targino.


Dois representantes da Visão Mundial da Austrália visitaram o município de Messias Targino, nesta terça-feira (26). A equipe que estava acompanhada por representates do Projeto PDA Carnaúba e de assessores da Visão Mundial na ocasião visitaram a sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, onde o presidente da entidade Pôla Pinto, recepicionou a comitiva que participaram da reunião do Fórum da Agricultura Familiar que estava sendo realizada.

Através de uma tradutora, a equipe da Austrália falou dos objetivos da visita ao município de Messias Targino, para conhecer o nível de organização e as esperiências na área da agricultura familiar.
Representantes da Visão Mundial da Austrália visitaram o município de Messias Targino na ocasião visitaram a sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Em seguinda a comitiva visitou a experiência da produção orgânica, no sitio Junco de Cima, em companhia da agricultora Maria José Barbosa de Lira, conhecida como Maria José de Zé Militão, que a mais de cinco anos vem trabalhando com a comercialização da produção. Agricultora é feirante no município de Messias Targino e Janduís, onde vende sua produção orgânica. Visitaram também a comunidade de Trincheira da Serra, que agora terá mais água para consumo e cultivo de alimentos.
Secretário Municipal de Agropecria e Meio Ambiente, Paulo Rodrigues e dois representantes da Visão Mundial da Austrália na comunidade Trincheira da Serra.
Graças ao projeto de combate a desertificação, da Visão Mundial, executado pela Associação Santa Terezinha, foi construído uma barragem subterrânea de aproximadamente 70 metros, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretaria Municipal de Agropecuaria e Meio Ambiente e Fórum da Agricultura Familiar. O secretário Municipal de Agropecria e Meio Ambiente, Paulo Rodrigues e o secretário do Sindicato, Manoel Cardoso Neto, também acompanharam a comitiva nas comunidades.


Comitiva visitou a experiência da produção orgânica, no sitio Junco de Cima
Antes da implantação foi feito à mobilização dentro do Fórum das Associações de Messias Targino. No final de novembro, houve a visita do assessor em Agroecologia da Visão Mundial, Alexandre Oliveira e toda equipe de pesquisadores em construção de barragens subterrânea da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), quando foi feito um levantamento do solo e lençol freático da área, com uso de equipamentos de última geração. Em janeiro, a comunidade fez a escavação, terminando a construção no mês de fevereiro.



Visitaram também a comunidade de Trincheira da Serra
Segundo Maria Helena, da Associação da comunidade, a barragem vem suprindo a carência em água, enfrentado pela comunidade, principalmente no final de ano, quando os açudes estão secos. Além de possibilitar o plantio das hortas e da área de agrofloresta. Temos também disponível água no cacimbão para beber, tomar banho, limpeza da casa e cozinhar os alimentos.

A barragem subterrânea é um barramento de lona plástica, construída dentro do chão, que segura a água da chuva que escorre por baixo da terra. À montante da barragem geralmente é perfurado um poço raso, também chamado cacimbão, que é alimentado pela água acumulada no subsolo da barragem.

Após a visita, associação organizou um almoço comunitário para a comitiva, que na quarta-feira, irá visitar o muniicpio de Apodi e depois o Estado de São Paulo.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Messias Targino, Pôla Pinto, destacou a importância da visita da comitiva ao muniicpio. "Isso só reforça as iniciativas que vem acontecendo na agricultura familiar e de agroecológica”, disse Pôla Pinto.


Amborização e praças de Messias Targino recebem elogios de equipe da Visão Mundial da Austrália.
Paulo Davim da equipe da Visão Mundial da Austrália, visitou o muniicpio de Messias Targino, nesta terça-feira (26), fez questão de destacar através da tradutora que ficou encantado com a amborização da cidade e dos canteiros e principalmente com a praça central. “Ele disse que gostou muito da cidade que tem muitas plantas e a praça é muito aconchegante”, disse a tradutora.

Esta é a terceira visita internacional ao município de Messis Targino, organizada pelo Projeto PDA Carnaúba da Vissão Mundial desde de sua impalntação no município.

Nenhum comentário: