sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A solicitação será feita pelo site da Receita Federal, o www.receita.fazenda.gov.br. O CPF é importante em serviços como renovação de passaporte, empréstimos, contrato bancário, abertura de crediário, além de inscrições em concursos públicos e retirada de prêmios das Loterias Federal.
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
Prefeita Shirley Targino reafirma importância de parceria com o Mova Brasil.

FONTE:http://www.polapinto.blogspot.com/
Agradecimentos
Os dois, junto ao prefeito Waltinho Araújo e a Secretária Nova Araújo de Lucrécia, colaboraram para a viajem da Ciranduís e mais cinco grupos de Janduís e região XXV Escambo de São Miguel do Gostoso.
Em conversas, o grupo agradeceu pessoalmente a Shirley Targino e reforçou a disposição para a cidade de Messias Targino em trabalhos de natureza cultural, social e educacional. A mesma sempre otimista, também deixou em evidencia o apoio ao nosso trabalho.
Ao final, a prefeita e o vereador Pôla Pinto nos informaram que a cidade em breve estará recebendo mais um transporte escolar do tipo microônibus e que poderá contribuir muito mais, já que o grande e maior problema da Ciranduís é o deslocamento.
Ficamos gratos, pelo reconhecimento da administração de Messias Targino, uma vez que já trabalhamos por vários momentos com o povo daquela cidade, levando oficinas, montando espetáculo e gerando novas expectativas sociais para juventude.


Os projetos devem ser cadastrados no Portal de Convênios do Governo Federal (Siconv). Neles devem conter as características dos eventos, o funcionamento, resultados – no caso de ter havido edições anteriores – e as expectativas para novas edições.
As propostas obedecem às regras jurídicas e técnicas e serão analisadas por órgãos de fiscalização e controle como Tribunal de Contas da União (TCU) e a Corregedoria Geral da União (CGU) além do Congresso Nacional.
terça-feira, 26 de janeiro de 2010


Para este ano de 2010, foram 41 municípios do estado contemplados com o programa, e 195 educadores serão contratados e capacitados. Todo trabalho será coordenado por Eliane Bandeira e Silva, coordenadora estadual do programa MOVA-Brasil.
FONTE: http://www.polapinto.blogspot.com/
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
Nova lei cria o Fundo Nacional do Idoso


quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
PREFEITURA FAZ MELHORAMENTO EM ESCOLA MUNICIPAL
Em Messias Targino, para evitar esse trabalho e obter redução de custos no futuro, a administração da prefeita Shirley Ferreira Targino (PR) está realizando na Escola Municipal Professor Júlio Benedito o trabalho de revestimento das paredes com cerâmica.
Em 2010, a Prefeitura de Messias Targino resolveu adpatar o calendário da rede municipal de ensino ao da rede estadual.
Para isso, as aulas serão iniciadas no dia 1º de março.
DESENVOLVIMENTO CULTURAL
Wallacy Barreto
A Prefeitura Municipal de Messias Targino-RN deu mais um passo importantíssimo para o desenvolvimento social e cultural de nosso Município. A contribuição dada na aquisição de instrumentos musicais para a formação de uma banda de música irá beneficiar diversos jovens que há muito tempo sonharam com este objetivo. A banda contribuirá na formação de novos talentos musicais e será instrumento primordial no combate a outros problemas sociais, como a violência e as drogas.
Nossa cidade tem crescido substancialmente nestes últimos anos e a sociedade tem que crescer neste sentido, valorizando a cultura local e os valores que lá residem, pois são estas pessoas que levam o nome de Messias Targino-RN por onde andam, como foi o caso da Banda Superação, que patrocinada pela Prefeitura e apoio do secretário Ânderson, levou o nome de nossa cidade para um dos maiores eventos do nosso Estado, qual seja, a Festa do Boi em Parnamirim.
A sociedade tem que dar a sua contribuição, pois a música vai além do que simplesmente tocar; ela transforma vidas e constrói novas personalidades. Parabéns Shirley pelo incentivo, precisamos dessas atitudes, a nossa cidade tem muito que ganhar com isso.
(O autor do artigo é acadêmico de Direito e músico).



domingo, 17 de janeiro de 2010
MUNICÍPIO RECEBERÁ ÔNIBUS DO GOVERNO LULA
Definitivamente, Messias Targino é um Município parceiro do governo federal na aquisição de produtos, obras e serviços que têm melhorado significativamente a vida do seu povo.
Depois de uma incansável busca de parte da prefeita Shirley Ferreira Targino, o Ministério da Educação, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), doou ao Município um ônibus que será utilizado no transporte escolar.
A prefeita Shirley Ferreira Targino (PR) destaca que essa é mais uma parceria entre a administração municipal e o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Shirley destacou ainda que, para que este projeto fosse tornado realidade, houve a intercessão decisiva da deputada federal Fátima Bezerra (PT), que lutou em Brasília, ao lado da prefeita messiense, para que o Município fosse contemplado com a doação do ônibus escolar.

O projeto prevê que todas as despesas da viagem – transporte, moradia e alimentação –serão pagas pela entidade receptora e os candidatos poderão permanecer no Japão de seis a 12 meses, a partir do maio. O critério de seleção será: saber inglês fluente e ter conhecimentos na língua japonesa, pois o treinamento será ministrado em japonês.
Gunma
Os trabalhos do psicólogo serão na prefeitura de Gunma, na Divisão de Assuntos Internacionais do Departamento de Vida e Cultura, o profissional pode ser de qualquer Município do estado de São Paulo e o intercâmbio será de 10 meses.
No cronograma, o profissional aprenderá sobre a assistência psicológica oferecida à população brasileira que vive no Japão e vai levantar informações sobre o estado de trabalho dessas pessoas, com foco para os problemas enfrentados. A justificativa é que, recentemente, vários brasileiros que foram ao Japão, perderam o emprego e necessitam ser reintegrados à sociedade.
Toyohashi
Já o professor será enviado para o Município japonês de Toyohashi. O candidato tem que ser da rede de ensino de Paranavaí (PR), Maringá (PR), ou Londrina (PR) e o intercâmbio também é de seis meses.
O candidato aprenderá sobre o sistema educacional japonês, com o objetivo de suprir a demanda por brasileiros que compreendam o sistema educacional japonês e que possam passar esse conhecimento para famílias nipo-brasileiras que planejam residir no Japão. As pessoas interessadas devem saber falar inglês e ter conhecimentos de japonês.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) incentiva os gestores municipais a participarem deste tipo de projeto. A entidade reconhece que é uma oportunidade única para enriquecimento pessoal, profissional e cultural, na medida em que a experiência possibilitará ao trainee conhecer profundamente outro País, seu sistema educacional ou assistência psicológica.
quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
Voltada para o bem comum a atual administração municipal tem levado melhoria de vida para os moradores de toda a cidade de Messias Targino. A população reconhece que a prefeitura muito tem feito nas melhorias de infra-estrutura. “Já realizamos obras de drenagem e pavimentamos de muitas ruas”, frisou a prefeita Shirley Targino.

A Prefeitura de Messias Targino, através da Prefeita, Shirley Targino (PR), cumpriu o prometido e depositou na conta da Associação dos Agricultores e Agricultoras Familiar, a contra partida exigida pelo PDS – Programa de Desenvolvimento Solidário, do governo do estado, para a aquisição de instrumentos musicais e manutenção da Banda Filarmônica da Juventude.
A infomação foi passada do Presidente da associação, Manoel Cardoso Neto. Mesmo, o municipio passando por sérias dificuldades financeiras em função da queda do repasse do FPM ocorrida pela redução do coeficiente de 0.8 para 0.6.

A prefeita Shirley Targino comentou a importância da banda para o municipio. “O empreendimento trará progresso social para os jovens e adolescentes”, destacou ela. “Quando o pessoal da Associação e do Sindicato me falou deste projeto fiquei muito feliz, pois entendo que é esta é a oportunidade que o nosso municipio precisa para desenvolver um trabalho mais intenso com crianças, adolescente e jovens,”, completou Shirley .
A Banda Filarmônica custará R$ 75.688,81 que terá investimentos do Banco Mundial, Governo do Estado e Prefeitura realizou a doação de 7.500 reais.
Além das oficinas, o Projeto Território Sertão do Apodi - Nas Pegadas de Lampião vai disponibilizar um catálogo com todas as manifestações culturais de Messias Targino e das outras dezesseis cidades que fazem parte do projeto.

A capacitação
O curso é de responsabilidade da Escola Superior de Administração Fazendária (Esaf) e será ministrado a distância. O tempo de duração é de 20 de janeiro a 28 de fevereiro deste ano. Após a formação, os gestores do ITR terão acesso ao sistema do imposto. O custo por agente é de R$ 86,00.


Para a CNM, a utilização de valores estimados no ajuste do piso salarial pode prejudicar a política salarial adotada por Estados e Municípios, por ser baseada em valores que sofrem variações ao decorrer do ano. Entretanto, como a Lei do Piso não especifica se o valor mínimo nacional do Fundeb a ser utilizado para atualização é o valor estimado ou o efetivamente realizado, a entidade solicita ao MEC esclarecimentos em relação aos parâmetros a serem considerados para cálculo do valor do piso atualizado. A Confederação necessita desta decisão para orientar os gestores municipais e possibilitar o cumprimento da Lei do piso.
Outro alerta refere-se ao conceito de piso salarial em 2010. De acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF), a referência do piso será a remuneração - salário e vantagens pecuniárias -, até o julgamento final da ação, que ainda não tem data prevista para ocorrer.

A iniciativa direciona-se a entidades interessadas em desenvolver o esporte recreativo e de lazer com a implantação de núcleos dos programas Vida Saudável e Esporte e Lazer.
O processo seletivo será desenvolvido em três etapas, sendo as duas primeiras eliminatórias e a terceira classificatória: I. análise de compatibilidade, avaliação econômica e de capacidade técnico-operativa; II. avaliação de mérito; e III. classificação final. O Ministério do Esporte será responsável pela transferência dos recursos financeiros ou pela descentralização dos créditos orçamentários destinados à execução dos convênios.
Implantado e gerenciado pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer (SNDEL) do Ministério do Esporte, o PELC visa suprir a carência de políticas públicas e sociais que atendam às crescentes necessidades e demandas da população por esporte recreativo e lazer, sobretudo daquelas em situações de vulnerabilidade social e econômica, reforçadoras das condições de injustiça e exclusão social a que estão submetidas.
A inscrição será gratuita e deverá ser feita em nome da instituição, mediante envio do "Projeto Básico" devidamente preenchido, com respectivos anexos, para os seguintes e-mails, para confirmação:
Região Norte: editalpelc2010norte@esporte.gov.br
Região Sul: editalpelc2010sul@esporte.gov.br
Região Nordeste: editalpelc2010nordeste@esporte.gov.br Região
Centro-Oeste: editalpelc2010centrooeste@esporte.gov.br
Região Sudeste: editalpelc2010sudeste@esporte.gov.br
Além disso, é necessário credenciamento e cadastramento no SICONV (www.convenios.gov.br), no período de 8 a 26 de janeiro de 2010, até as 18 h (horário de Brasília
Governo garante a Ziulkoski que o AFM será repassado no próximo dia 20

Após ser chamada de amiga e de primeira dama do Nordeste pelo presidente Lula, a governadora Wilma de Faria deixou o Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília, com a certeza de que o governo receberá recursos suficientes para a construção de casas em 125 municípios do Rio Grande do Norte.
Na solenidade, onde além de Wilma, mais seis governadores disseram presente, presidente Lula anunciou a seleção das propostas dos programas “Minha Casa, Minha Vida” e “Pró-Moradia” que estão incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).Wilma assinou convênios para o setor de Habitação no valor de quase 50 milhões, garantindo a construção de cerca de 4 mil casas populares.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
Para participar do Mais Educação, as escolas precisam atender a alguns pré-requisitos como estarem em municípios com mais de 100 mil habitantes ou em cidades com mais de 50 mil habitantes situadas no entorno das regiões metropolitanas, em municípios atendidos pelo Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) ou ainda ter registrado em 2007 Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) de até 3,5 pontos.
Depois do cadastro, as escolas precisam informar até 10 de fevereiro seus planos de trabalho e as atividades que serão desenvolvidas no turno contrário.

Em 2009, a merenda escolar teve o custo de R$ 2,6 bilhões, enquanto o do transporte escolar foi de R$ 4,78 milhões. Segundo o ministro, 47 milhões de alunos das escolas públicas recebem a merenda, enquanto o transporte escolar chega a aproximadamente 6 milhões de estudantes.
quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Sem os descontos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o FPM sobe para R$ 1.681.143.989. “Essa queda logo no início de 2010 mostra que este repasse não obedece a sazonalidade, pois, geralmente, o mês de janeiro é um dos melhores do ano”, lembra o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.
A Confederação ressalta que esta diminuição no repasse do FPM logo em janeiro de 2010 ainda é resultado das desonerações do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI). Outra causa é a mudança no cronograma das restituições do Imposto de Renda (IR) em 2009. Juntos, o IPI e o IR formam o Fundo de Participação dos Municípios.
De acordo com a CNM, caso a sazonalidade dos repasses se repita como nos outros anos, até março o FPM deve apresentar reduções. A previsão do montante do FPM para todo o mês de janeiro deve ser divulgada pela Secretaria de Tesouro Nacional (STN) nesta sexta-feira, 9 de janeiro.
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

No entanto, Ziulkoski lembra que a previsão do FPM de 2009 foi R$ 58,5 bilhões, mas foram repassados cerca de R$ 49 bilhões. O governo criou um auxílio – como medida de compensação – que repassou R$ 1,8 bi aos Municípios e R$ 554 milhões ainda devem ser repassados neste mês. Mesmo assim, o presidente da CNM sugere prudência aos prefeitos.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010
O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, falou sobre a lei que instituiu o piso salarial nacional do professores. Na matéria O salário mínimo dos docentes, publicada na edição de O Estado de São, desta terça-feira, 5 de janeiro, Ziulkoski salienta que para cumprir o piso salarial nacional, as prefeituras serão obrigadas a tirar recursos de outras áreas, que também têm suas necessidades.
A Lei 11.738/2008 que estabelece a base salarial do professores do ensino básico e os critérios de reajustes foi aprovada em 2008 e o piso fixado em R$ 950 foi reajustado em 7,86% pelo governo no final de 2009, de acordo com a matéria. A preocupação do presidente da CNM é que muitos Municípios não podem arcar com esse gasto.
Em 2009, conforme permitia a lei, o Município pode pagar até dois terços do piso nacional mas, a partir de 2010 devem pagar o piso completo. A reivindicação dos Municípios é que a União continue ajudando-os também em 2010, o que não está nos planos do Ministério da Educação (MEC).
Financiamento
O governo federal justifica que com a transferência adicional de R$ 1 bilhão para 2010 – resultado do aumento dos repasses federais para merenda e transporte escolar – todas as prefeituras estariam em condições de arcar com o reajuste. Pelo texto da matéria, o governo também prevê que a verba do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) terá R$ 2 bilhões a mais este ano.
Diante da afirmação o Ziulkoski questiona: “o governo quer que os prefeitos sejam acusados de desviar dinheiro de merenda para pagar salários". Ele explica a merenda e o transporte escolar envolvem dinheiro de transferência voluntária, enquanto o pagamento do salário mínimo do professorado é despesa fixa imposta por lei.
Cálculo
O texto expõe que para cumprir, muitos prefeitos somaram as gratificações e demais benefícios dos docentes ao salário-base, para efeitos de cálculo do piso salarial nacional. O que para o MEC, os anuênios, os quinquênios e a "sexta parte" seriam complementares ao piso nacional.
A matéria do Estadão trás a seguinte redação: “a discussão foi acabar no Supremo Tribunal Federal (STF), que concedeu liminar aos Municípios, autorizando a inclusão dos benefícios funcionais no cálculo do salário. Agora os prefeitos receiam que, ao julgar o caso no mérito, o STF acolha a tese do governo”. Para Ziulkoski se isso ocorrer muitas prefeituras que cumpriram em 2009 as determinações da lei ficarão impossibilitadas de fazê-lo.