Acesse

BEM VINDO AO BLOG DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MESSIAS TARGINO: >>>>> AQUI VOCÊ CONHECE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MESSIAS TARGINO - RN ***ACESSE:*** www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Programa Mova Brasil inicia capacitação anual de educadores nesta terça-feira.

Será iniciada nesta terça-feira (26) e se prologando até sábado dia 30, mais uma capacitação continuada para monitores e coordenadores do programa MOVA-Brasil em Assu. A etapa da capacitação envolverá integrantes de 41 municípios do estado e todo trabalho será coordenado por Eliane Bandeira e Silva, coordenadora estadual do programa MOVA-Brasil. Será 195 educadores que serão capacitados durante cinco dias, na Escola Estadual Juscelino Kubitscheck.


A expectativa para a edição deste ano do projeto, da coordenadora estadual Eliane Bandeira, é que os educadores sejam ainda mais qualificados

Eliane Bandeira e Silva, coordenadora estadual do programa MOVA-Brasil.


De acordo com a Coordenadora local do projeto Mova Brasil, Ana Almeida, apesar de ser um programa de alcance nacional, a primeira experiência do Mova Brasil aconteceu aqui no Rio Grande do Norte, na cidade de Angicos em 2003. Ana Almeida, explicou qual a metodologia do projeto, que promove alfabetização para jovens de 16 a 29 anos usando elementos de sua cultura para facilitar o processo de aprendizagem



Monitores de Messias Targino serão capacitados

Desde 2005, que o programa Mova Brasil tem atuação no município de Messias Targino sob a iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores Rurais em parceria com a Prefeitura Municipal.
Segundo informou Pôla Pinto presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, este ano serão seis turmas que funcionarão no município, além do coordenador do núcleo. O núcleo é formado pelos municípios de Messias Targino, Patu e Almino Afonso. “O objetivo é afalbitizar 180 alunos”, informou Pôla Pinto.

A prefeita Shirley Targino (PR) e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Pôla Pinto confirmaram presença na solenidade de abertura da capacitação continuada para monitores e coordenadores do programa MOVA-Brasil, em Assu, nesta terça-feira.
Programa Mova Brasil reduz índice de analfabetismo no Oeste


O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Messias Targino, Pôla Pinto, tem destacado em diversas oportunidades os resultados obtidos com as ações do programa Mova Brasil no município e na região do médio oeste. Segundo avaliou o sindicalista, o processo de alfabetização conseguiu atingir muitos agricultores, que hoje estão tendo a oportunidade de ler e escrever, graças às ações do programa.

Até o momento em Messias Targino, 570 educandos já concluíram o processo de alfabetização, e para a nova etapa funcionarão seis turmas. A metodologia de alfabetização baseada no método de Paulo Freire tem sido eficaz e produzido bons resultados, inclusive diferenciando o Mova Brasil de outros programas de alfabetização. A entrega de certificados foi um momento marcante para muitas pessoas que tiveram o primeiro contato com as letras.

Outro ponto destacado é o processo de capacitação a que são submetidos os monitores de turmas durante todo o processo. A cada semana é feita uma capacitação com os monitores, em que são planejadas as atividades, e uma vez por mês acontece uma capacitação regional.

Pôla Pinto, tem destacado em diversas oportunidades os resultados obtidos com as ações do programa Mova Brasil no município e na região do médio oeste.



Muitos educandos que atuam no programa já participam de atividades nas suas localidades, ajudando no processo de organização social. Débora Ruth de Almeida, que já atuou como coordenadora local do programa Mova Brasil em Messias Targino e Patu, é apenas um dos exemplos desses resultados. Ela agora é membro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Messias Targino.

A implantação do Mova Brasil de forma conjunta nos municípios de Paraú, Campo Grande, Janduís, Messias Targino, Patu, Almino Afonso, Olho d’Água do Borges, Itaú e Severiano Melo, na região do Médio Oeste, também foi destacada. Essa situação possibilitou o fortalecimento dos sindicatos e Fóruns da Agricultura Familiar, que são parceiros do programa, e a atuação desses segmentos passou a ser de forma mais integrada e regional.

Até o momento em Messias Targino, 570 educandos já concluíram o processo de alfabetização.


Pôla Pinto destaca também a atuação da coordenadora estadual do Mova Brasil, Eliane Bandeira e Silva, e sua equipe, que foi de fundamental importância para que o Mova Brasil no Rio Grande do Norte conseguisse o melhor desempenho, inclusive recebendo o reconhecimento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelos bons resultados conseguidos.


“A forma coletiva que o Mova Brasil foi implantado no Estado, onde a sociedade civil participou de todo o processo, é sem dúvida um significado histórico para nós dos movimentos sociais. E é importante ressaltar que Eliane Bandeira teve essa capacidade de fazer diferente”, argumentou Pôla Pinto.


A metodologia de alfabetização baseada no método de Paulo Freire tem sido eficaz e produzido bons resultados, inclusive diferenciando o Mova Brasil de outros programas de alfabetização


Mesmo com todos os resultados obtidos na região Oeste, os representantes dos movimentos sindicais defendem a continuidade e ampliação das turmas de alfabetização, já que ainda existem muitas pessoas das zonas rural e urbana que não tiveram a oportunidade de passar pela alfabetização do Mova Brasil.

Para este ano de 2010, foram 41 municípios do estado contemplados com o programa, e 195 educadores serão contratados e capacitados. Todo trabalho será coordenado por Eliane Bandeira e Silva, coordenadora estadual do programa MOVA-Brasil.

FONTE:
http://www.polapinto.blogspot.com/

Nenhum comentário: