Acesse

BEM VINDO AO BLOG DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MESSIAS TARGINO: >>>>> AQUI VOCÊ CONHECE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MESSIAS TARGINO - RN ***ACESSE:*** www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Programa Compra Direta beneficia agricultores e instituições em Messias Targino.

Os agricultores familiares de Messias Targino, voltaram a fornecer na terça-feira (28), seus produtos para o programa Compra Direta. Toda produção vendida ao Compra Direta está sendo distribuída nas instituições como Hospital, Programa do Peti, Creche Casulo, Escolas do município da zona urbana e rural, e a Escola Estadual.
O técnico da Ematern, no município Aderbam Medeiros, destacou a importância do programa para o fortalecimento da agricultura familiar, como também para a complementação da merenda escolar. Para este ano, está garantido 15 mil reais, para a primeira etapa.

Segundo Paulo Rodrigues, Secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, o programa é Patrocinado pelo Governo do Estado, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Prefeitura Municipal e Ematern. “O objetivo do Compra Direta Local, é adquirir produtos agropecuários produzidos por agricultores familiares. Esses produtos são utilizados na complementação da merenda escolar”, informou o secretário.
Agricultores familiares voltaram a fornecer seus produtos para o programa Compra Direta
Cada família inscrita tem direito a comercializar seus produtos no valor de R$ 3.500,00 (Três mil e quinhentos reais). O Programa consiste em comprar toda produção, destes pequenos agricultores, que vai do feijão verde, hortifrutigranjeiro, frango, ovos até o mel permitindo que os pequenos produtores possam vender seus produtos com um valor estabelecido pelo mercado sem a ação do atravessador.
A compra é feita semanalmente na sede da Emater. Além de fortalecer a Agricultura Familiar local, os resultados são impressionantes. A qualidade de vida dos produtores melhorou”, Destacou o técnico da Emater.
GARANTIA SAFRA 2009
O técnico da Ematern, no município Aderbam Medeiros, informou que os laudos do garantia safra de 2009 foram concluídos e, foram feitos 34 laudos, onde 27 agricultores plantaram e 7 não por motivos diversos. Segundo ele, as culturas mais verificadas foram milho e feijão, mas teve também algodão. Agora os laudos serão enviados para o MDA.
Por último ele informou ainda que as, as culturas estão em excelente desenvolvimento no município, em alguns locais já se tem até feijão verde, no mês de março as culturas passaram por um estresse hídrico, mas devido às chuvas de abril, o quadro se reverteu, e se tudo continuar na normalidade o município terá uma boa safra.

Nenhum comentário: