Acesse

BEM VINDO AO BLOG DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MESSIAS TARGINO: >>>>> AQUI VOCÊ CONHECE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MESSIAS TARGINO - RN ***ACESSE:*** www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com

terça-feira, 27 de abril de 2010

Ações de estímulo ao agronegócio garantem Prêmio Prefeito Empreendedor a Messias Targino



Messias Targino, uma cidade de 135 quilômetros quadrados e com uma população de apenas 3,9 mil habitantes, dá exemplo a muitos municípios de maior porte de como é possível promover o desenvolvimento através de práticas empreendedoras.
A prefeita da cidade, Francisca Shirley Ferreira Targino, é a grande vencedora da etapa potiguar do VI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Ela recebeu o troféu de campeã e ainda levou o prêmio Destaque Temático - Formalização de Empreendimentos.

A entrega da premiação ocorreu ontem quando membros da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN revelaram a lista dos gestores vencedores da etapa estadual do prêmio.

A solenidade foi realizada no salão de eventos da Churrascaria Sal e Brasa e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente da Assembleia Legisativa, Robinson Faria, a deputada Sandra Rosado, a ex-governadora Wilma de Faria e os senadores Garibaldi Alves Filho, José Agripino Maia e Rosalba Ciarlini.

Os 25 candidatos finalistas receberam o selo do prêmio, mas apenas quatro sagraram-se vencedores, já que o município de Messias Targino conquistou dois dos cinco prêmios. O título de projeto vencedor foi anunciado pelo governador do Estado, Iberê Ferreira de Souza.

O prefeito de Janduís, Salomão Gurgel Pinheiro, ganhou o de Destaque Temático - Compras Governamentais, enquanto o prefeito de Vera Cruz, Marcos Antônio Cabral, levou o de Destaque Temático - Educação Empreendedora e Inovação. O outro prêmio foi para a prefeita de Mossoró, Maria de Fátima Rosado Nogueira, sendo Destaque Temático - Médios e Grandes Municípios.

Os quatro premiados vão representar o Estado na etapa nacional, prevista para ser realizada no dia 18 de maio, em Brasília, no Distrito Federal. Ao todo serão 11 premiados nacionais: cinco regionais, sendo um por cada região do país, e seis destaques temáticos: compras governamentais, desburocratização, educação empreendedora e inovação, formalização de empreendimentos, implantação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06) e médios e grandes municípios.

O diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, destacou o crescimento do número de inscritos no concurso e a importância do prêmio. "Essa foi a forma encontrada pelo Sebrae para reconhecer as iniciativas de empreendedorismo nas cidades do Rio Grande do Norte que contribuem para o fortalecimento das micro e pequenas empresas".

O projeto campeão estadual foi o de Messias Targino, município distante 298 quilômetros de Natal e localizado na região Oeste do Rio Grande do Norte, já na divisa com o Estado da Paraíba. A prefeita Francisca Shirley Targino concentrou-se nos pequenos negócios, sobretudo do setor de agronegócio, para a retomada do crescimento econômico do município.

Para incentivar as MPEs, uma das primeiras ações foi regulamentar a Lei Geral no município, aprovada ainda em 2008. A agilidade e empenho nesse processo contribuíram para que a gestora ganhasse também o prêmio Destaque Temático - Formalização de Empreendimentos.

"O conjunto de ações da nossa administração é bastante consistente, por isso, estávamos confiantes, mas não esperávamos ganhar dois prêmios, ainda mais o principal.

Encaro como um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela nossa equipe desde 2006 e também da nossa política de incentivo ao empreendedorismo num município pequeno como Messias Targino", disse a prefeita vencedora. Na tentativa de reverter o quadro de baixa capacitação técnica, empreendedora e tecnológica dos pequenos negócios, a prefeitura de Messias Targino, em parceria com diversas instituições, disponibilizou cursos técnicos aos produtores em diversas áreas. Uma delas estimulando o associativismo, cooperativismo e empreendedorismo.

A segunda voltada para a melhoria dos processos produtivos e a outra foi para o artesanato, com a criação de um programa especial articulado com uma política municipal de apoio a ações nesse segmento, com foco nas mulheres. A meta era criar um grupo de artesãs na cidade.
Visando fomentar a produção e comercialização de forma sustentável, o município criou a Feira Agroecológica, uma estratégia de pequenos produtores comercializarem toda a produção diretamente para os consumidores.

Mais que um incentivo às vendas, a iniciativa contribuiu para a expansão do cultivo agrícola de forma sustentável e ecologicamente correta. Atualmente, a Feira Agroecológica de Messias Targino reúne 27 agricultores permanentes e outros 15 esporádicos. O conjunto de medidas rendeu à gestora o título de Prefeito Empreendedor, na etapa estadual.

Fonte; http://www2.uol.com.br/omossoroense/mudanca/conteudo/regional2.htm

Nenhum comentário: