Acesse

BEM VINDO AO BLOG DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MESSIAS TARGINO: >>>>> AQUI VOCÊ CONHECE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MESSIAS TARGINO - RN ***ACESSE:*** www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com

terça-feira, 27 de abril de 2010

Messias Targino vence prêmio do Sebrae

A prefeita Francisca Shyrley Ferreira Targino, de Messias Targino, um município de 135 quilômetros quadrados e com uma população de apenas 3,9 mil habitantes, foi a vencedora da etapa potiguar do VI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Ela recebeu o troféu de campeã e ainda levou o prêmio Destaque Temático - Formalização de Empreendimentos. Os prefeitos de Mossoró, Janduís e Vera Cruz também foram premiados.

A entrega da premiação ocorreu nesta segunda-feira, 26, quando membros da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN revelaram a lista dos gestores vencedores da etapa estadual do prêmio.Os 25 candidatos finalistas receberam o selo do prêmio, mas apenas quatro sagraram-se vencedores, já que o município de Messias Targino conquistou dois dos cinco prêmios.

O título de projeto vencedor foi anunciado pelo governador do Estado, Iberê Ferreira de Souza. O prefeito de Janduís, Salomão Gurgel Pinheiro, ganhou o de Destaque Temático - Compras Governamentais, enquanto o prefeito de Vera Cruz, Marcos Antônio Cabral, levou o de Destaque Temático - Educação Empreendedora e Inovação. O outro prêmio foi para a prefeita de Mossoró, Maria de Fátima Rosado Nogueira, sendo Destaque Temático - Médios e Grandes Municípios.Os quatro premiados vão representar o Estado na etapa nacional, prevista para ser realizada no dia 18 de maio, em Brasília (DF).

Ao todo serão 11 premiados nacionais: cinco regionais, sendo um por cada região do país, e seis destaques temáticos: compras governamentais, desburocratização, educação empreendedora e inovação, formalização de empreendimentos, implantação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (lei complementar 123/06) e médios e grandes municípios. O diretor-superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, destacou o crescimento do número de inscritos no concurso e a importância do prêmio. "Essa foi a forma encontrada pelo Sebrae para reconhecer as iniciativas de empreendedorismo nas cidades do Rio Grande do Norte que contribuem para o fortalecimento das micro e pequenas empresas."

DUPLAMENTE VENCEDORA


O projeto campeão estadual foi o de Messias Targino, município distante 298 quilômetros de Natal e localizado na região Oeste do Rio Grande do Norte, já na divisa com o Estado da Paraíba. A prefeita Francisca Shirley Targino concentrou-se nos pequenos negócios, sobretudo do setor de agronegócio, para a retomada do crescimento econômico do município. Para incentivar as MPEs, uma das primeiras ações foi regulamentar a Lei Geral no município, aprovada ainda em 2008. A agilidade e empenho nesse processo contribuíram para que a gestora ganhasse também o prêmio Destaque Temático - Formalização de Empreendimentos.



"O conjunto de ações da nossa administração é bastante consistente, por isso, estávamos confiantes, mas não esperávamos ganhar dois prêmios, ainda mais o principal. Encaro como um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela nossa equipe desde 2006 e também da nossa política de incentivo ao empreendedorismo num município pequeno como Messias Targino", disse a prefeita vencedora.



Na tentativa de reverter o quadro de baixa capacitação técnica, empreendedora e tecnológica dos pequenos negócios, a Prefeitura de Messias Targino, em parceria com diversas instituições, disponibilizou cursos técnicos aos produtores em diversas áreas, uma delas estimulando o associativismo, cooperativismo e empreendedorismo. A segunda, voltada para a melhoria dos processos produtivos e a outra foi para o artesanato, com a criação de um programa especial articulado com uma política municipal de apoio a ações nesse segmento, com foco nas mulheres. A meta era criar um grupo de artesãs na cidade.



Objetivando fomentar a produção e comercialização de forma sustentável, o município criou a Feira Agroecológica, uma estratégia para pequenos produtores comercializarem toda a produção diretamente para os consumidores. Mais que um incentivo às vendas, a iniciativa contribuiu para a expansão do cultivo agrícola de forma sustentável e ecologicamente correta. Atualmente, a Feira Agroecológica de Messias Targino reúne 27 agricultores permanentes e outros 15 esporádicos. O conjunto de medidas rendeu à gestora o título de Prefeito Empreendedor na etapa estadual.


Fonte:http://www.defato.com/politica.php#mat5

Um comentário:

eventos disse...

Prefeita parabens vc só obteve esse prémio por que vc esta mostrando sua capacidade de torna messias targino na cidade de grande importância para todos do rio grade do norte.

Parabens Prefeita nota 1000