Acesse

BEM VINDO AO BLOG DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MESSIAS TARGINO: >>>>> AQUI VOCÊ CONHECE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MESSIAS TARGINO - RN ***ACESSE:*** www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com

terça-feira, 13 de abril de 2010

Secretaria de saúde realiza 3ª etapa da vacina contra a gripe suína (H1N1)

A secretaria municipal de saúde de Messias Targino, iniciou no dia 05 de abril, a 3ª etapa da campanha de vacinação contra a gripe suína -a gripe A (H1N1). A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar cerca de 90 milhões de brasileiros em dois meses.

De acordo com a secretária de saúde, Mônica Andrade nas duas primeiras semanas da campanha, forão imunizados médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, recepcionistas, funcionários de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório, profissionais que atuam em investigação epidemiológica, pessoas portadoras de doenças crônicas, gestantes e crianças de 6 meses a 2 anos.


Nesta 3ª etapa, está voltada para pessoas de 20 a 29 anos. Os agentes de saúde estão desenvolvendo um trabalho de busca ativa desses pacientes onde estão sendo informandos sobre a vacina, local e horário.

“A vacina está sendo bem aceita pela população e até o momento não recebemos nenhuma reclamação das pessoas que tomaram, disse Mônica Andrade.

Próximas etapas

A segunda fase da vacinação contra a gripe A (H1N1) vai do dia 22 de março e até 2 de abril, e incluirá gestantes, crianças (com idades entre seis meses e dois anos), e os portadores de doenças crônicas --como obesidade de grau três, diabetes, pessoas imunodeprimidas, asmáticos graves, cardiopatas e portadores de doenças respiratórias crônicas, dentre outros.

As mulheres que engravidarem após 2 de abril poderão receber a vacina até o final da campanha, em 21 de maio.

Já na terceira etapa da campanha, que ocorrerá entre os dias 5 e 23 de abril, será vacinada a população de 20 a 29 anos.

Entre 24 de abril a 7 de maio, receberão a vacina idosos com 60 anos ou mais portadores de doenças crônicas. Os demais idosos irão tomar a vacina contra a gripe comum.

No período de 10 a 21 de maio, serão imunizados adultos de 30 a 39 anos.

As vacinas são distribuídas pelo Ministério da Saúde ao longo do período de campanha, de acordo com cada etapa. Por isso, é importante que a população compareça aos postos de vacinação na data estabelecida para o grupo ao qual pertence.

Nenhum comentário: