Acesse

BEM VINDO AO BLOG DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MESSIAS TARGINO: >>>>> AQUI VOCÊ CONHECE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MESSIAS TARGINO - RN ***ACESSE:*** www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com

terça-feira, 27 de abril de 2010

PREFEITA SHIRLEY GANHA O PRÊMIO "SEBRAE PREFEITO EMPREENDEDOR"

Numa disputada que tinha vinte e cinco prefeitos selecionados para a grande final, inclusive gestores de Municípios de médio e grande portes do Rio Grande do Norte, como Areia Branca, Assu, Caicó, Ceará-Mirim, Mossoró e Vera Cruz, dentre outros, ficou com a prefeita de Messias Targino, Shirley Ferreira Targino (PR), o prêmio de "Prefeito Empreendedor", criado pelo SEBRAE, que neste ano está na sua sexta edição.

A solenidade de entrega da premiação ocorreu hoje, dia 26, no salão de eventos da Churrascaria Sal e Brasa, em Natal, com anúncio do resultado apenas nessa solenidade.

Participaram do evento os senadores José Agripino Maia (DEM), Rosalba Ciarlini (DEM) e Garibaldi Alves Filho (PMDB), além do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), que fez a entrega do prêmio à prefeita Shirley.

Emocionada, a prefeita messiense fez agradecimentos ao SEBRAE, por dar a oportunidade a gestores de Municípios pequenos de mostrarem os seus trabalhos, e também à sua equipe de auxiliares. "Ninguém administra sozinha", disse Shirley.


Prefeita Shirley (foto: Blog da Prefeitura de Messias Tarigno)

Foram determinantes para que a prefeita Shirley Ferreira Targino saísse vitoriosa em tão acirrada disputa os trabalhos desenvolvidos tendo como foco os pequenos negócios, concentrados basicamente no setor de agronegócio, como forma de retomar o crescimento da economia do Município, fragilizada após o declínio da cultura do algodão no sertão potiguar.

Para incentivar as empresas, uma das primeiras ações foi regulamentar no Município a Lei Geral das Pequenas e Micro Empresas, que foi aprovada ainda em 2008.

Através do programa “Meu Negócio é Legal”, a Prefeitura de Messias Targino passou a incluir as micro e pequenas empresas em cursos de capacitações e empreendedorismo e a fornecer apoio para a abertura de novos negócios, inclusive com assessoria contábil. O programa permite ainda que as empresas formalizadas sejam incluídas no cadastro geral de fornecedores da Prefeitura.

Objetivando fomentar a produção e a comercialização de forma sustentável, o Município de Messias Targino, ainda na primeira gestão de Shirley, criou a Feira Agroecológica e Solidária, uma estratégia de pequenos produtores comercializarem toda a produção diretamente para os consumidores. Mais que um incentivo às vendas, a iniciativa contribuiu para a expansão do cultivo agrícola de forma sustentável e ecologicamente correta. Atualmente, a Feira Agroecológica de Messias Targino reúne vinte e sete agricultores permanentes e outros quinze esporádicos.

Na tentativa de reverter o quadro de baixa capacitação técnica, empreendedora e tecnológica dos pequenos negócios, a Prefeitura de Messias Targino, em parceria com diversas instituições, disponibilizou cursos técnicos aos produtores em diversas áreas.

Numa dessas áreas, houve o estímulo ao associativismo, ao cooperativismo e ao empreendedorismo. Outra investida foi direcionada para a melhoria dos processos produtivos, e uma outra frente de atuação fomentou o artesanato, com a criação de um programa especial articulado com uma política municipal de apoio a ações nesse segmento, com foco nas mulheres. A meta era criar um grupo de artesãs na cidade, o que foi conseguido.

Além do prêmio principal, a prefeita Shirley ganhou outro prêmio em categoria específica, já que o SEBRAE também premiou alguns prefeitos por temáticas específicas. Tinha-se o prémio principal e cinco prêmios de temas mais direcionados. A prefeita messiense ganhou, assim, o prêmio mais cobiçado pelos gestores (o de prefeito mais empreendedor, pode-se dizer), e outro específico, dado por categoria.

Uma extensa comitiva de Messias Targino acompanhou a prefeita Shirley à capital do Estado. Nela estavam os secretários municipais Caio Cézar Ferreira Targino (Educação), Paulo Rodrigues Dantas (Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente), Joana de Oliveira Neta (Finanças e Orçamento) e Tarcísio de Oliveira Jales (Obras e Serviços Públicos).

Tão logo a notícia chegou a Messias Targino, no período da tarde deste dia 26, cidadãos foram às ruas festejar, havendo logo uma grande queima de fogos.

A premiação foi destaque em portais de notícias e blogs, inclusive no novíssimo OESTE EM PAUTA e também no muitíssimo acessado BLOG DE THAISA GALVÃO.

Essa é mais uma conquista administrativa da prefeita Shirley. Em 2008, Messias Targino foi um dos Municípios potiguares vencedores do SELO UNICEF, pelo acerto em políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes.

Fonte:http://omessiense.zip.net/

Nenhum comentário: