Acesse

BEM VINDO AO BLOG DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MESSIAS TARGINO: >>>>> AQUI VOCÊ CONHECE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MESSIAS TARGINO - RN ***ACESSE:*** www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com

terça-feira, 13 de abril de 2010

Equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador visita município de Messias Targino

Uma equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, do município de Mossoró coordenada pela Assistente social, Aila Fernandes de Almeida visitaram na segunda-feira (12), o município de Messias Targino, onde estiveram reunidos com a secretária de saúde, Mônica Andrade. Na oportunidade a equipe fez uma apresentação sobre os objetivos do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e quais os serviços que podem ser oferecidos e sobre a implantação de uma no município, já que é uma política de saúde nova e que ainda está se articulando no Brasil.

Segundo Mônica Andrade, secretária de saúde, a implantação de um Centro de Referência em Saúde do Trabalhador no município, seria muito importante, pois as doenças acometidas pelos trabalhadores seriam notificadas, para assim com a coleta de dados se desenvolver uma política de estratégias, prevenção e promoção aos trabalhadores.
Equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, do município de Mossoró
Durante a visita a equipe distribuiu panfletos explicativos e fichas do SIVAM, onde são notificadas as doenças. Ficou definido que a equipe irá retornar ao município, onde será realizada uma reunião com todos os trabalhadores dos setores da rede municipal.

Uma vez que é de extrema importância, pois muitos trabalhadores adoencem e não sabem as causas da doença, não fazem uso dos EPIs (Equipamentos de protenção), e não procuram um profissional de saúde e assim não é notificado a doença, não tendo como desenvolver uma politica de prevenção, enfantizou Mônica Andrade.

Com as informações coletadas será possível a secretaria de saúde cuidar melhor da saúde do trabalhador.

Um comentário:

Verônica jales disse...

Achei importantíssimo este assunto sobre se preocupar com a saúde do trabalhador,pois trabalho em área de risco(Laboratório),e sabemos que a prevenção ,usando os equipamentos como de proteção individual e coletivo,evita se contaminar com agentes causadores de doenças comoHIV,HEPATITE,vermisoses,atré mesmo reagentes que podem levar o cançer,e em várias outras áreas pode se obsevar,quem trabalha com agrotóxicos,empresas como fabricação de produtos de limpesa,quem tabalha com o lixo,seja hospitalar ou lixo comum,enfim,prevenir é melhor que remediar,abraços