Acesse

BEM VINDO AO BLOG DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MESSIAS TARGINO: >>>>> AQUI VOCÊ CONHECE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MESSIAS TARGINO - RN ***ACESSE:*** www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Secretaria de Agricultura realizou palestra sobre Raiva Animal
Palestra sobre Raiva Animal
A Secretaria da Municipal de Agricultura de Messias Targino em parceria com IDIARN - Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN realizou durante o dia de hoje (13) palestras educativas.

As palestras aconteceram no auditório do Centro de Saúde Dr. Edino Jales, onde reuniu a equipe de saúde do município e outra na escola Julio Benedito, sob coordenadação dos Médicos Veterinários Dr. Paulo Moscoso e a Dra. Ana Maria.
Dra. Ana Maria ministrante da palestra.

O objetivo foi de conscientizar aos produtores rurais do município a vacinar seus rebanhos bovino e equino contra a raiva, e orientar aos agentes de saúde a conversar com população sobre os cuidados a serem adotados devido à ocorrência de casos desta doença em cidades vizinhas.
Secretário de agricultura, Paulo Rodrigues e Dr. Paulo Moscoso

Segundo informação passada por Dr. Paulo Moscoso, médico veterinario do IDIARN, foi constatado casos de raiva no estado e estamos desenvolvendo um trabalho de educação sanitária, vacinação do rebanho e captura do morcego. Contamos hoje com uma equipe de profissionais que estão atuando capturando morcegos no município de Patu e em seguida virá a Messias Targino.

De acordo com o secretário de agricultura, Paulo Rodrigues, os produtores rurais de Messias Targino tem hoje a maioria de seus rebanhos vacinados.

Alunos e professores participaram ativamente da palestra

Paulo Rodrigues informou também que não foi constatado nenhum caso de raiva no município, e as vacinas podem ser adquiridas nas farmácias veterinarias, devendo ser observado o estado de conservação e o prazo de validade do produto. Havendo suspeita de algum caso de raiva em seu rebanho, o produtor deve comunicar imediatamente a Secretaria da Agricultura.


Regivânia Rodrigues, diretora da escola e equipe pedagógica

Além da equipe do IDIARN, participaram da palestra o secretário de agricultura, Paulo Rodrigues, a secretária de saúde Mônica Andrade, equipe de saúde, Técnico do escritório local da Emater, Aderbam Medeiros, diretora da escola municipal Regivânia Rodrigues, coordenadores pedagogicos, professores e alunos.

Alunos durante a palestra

A doença:
A raiva é uma doença causada por um vírus que ataca o sistema nervoso. Pode ocorrer em todos os mamíferos, inclusive no homem. O animal doente elimina o vírus pela saliva, transmitindo a doença quando morde, arranha ou lambe outro animal ou o homem.
O principal transmissor da doença para o homem é o cão.Quando ficam doentes os animais apresentam os seguintes sintomas: isolam-se dos demais, têm dificuldade para urinar e defecar, parecem estar engasgados, tem paralisia das patas traseiras, quando caem têm movimentos de pedalagem e não conseguem mais se levantar e, ao final, morrem.
A pessoa que for atacada por um animal, mesmo que ele tenha sido vacinado ou tiver contato com morcegos e animais desconhecidos, deve lavar bem a ferida e procurar imediatamente um Posto de Saúde.




Nenhum comentário: