Acesse

BEM VINDO AO BLOG DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MESSIAS TARGINO: >>>>> AQUI VOCÊ CONHECE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MESSIAS TARGINO - RN ***ACESSE:*** www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Agricultores que aderiram àrenegociação das dívidas ganham novo prazo.

Os agricultores familiares e assentados da reforma agrária que aderiram à renegociação das dívidas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e que não acertaram as contas, ou parte delas, até a data anteriormente estipulada - 31 de dezembro - contam com um novo prazo: 15 de março. A decisão foi aprovada na última quinta-feira (29) pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
Dos cerca de 650 mil agricultores que aderiram à renegociação em todo Brasil, aproximadamente 15% não efetuaram o pagamento de uma parcela mínima estabelecida, no caso daqueles que optaram pelo pagamento em prestações. O novo prazo busca auxiliar o grupo de agricultores que, por diversas razões, teve dificuldade de cumprir seus compromissos.Os agricultores que regularizarem a situação poderão ter novas oportunidades de financiamentos rurais do Pronaf, ou seja, vão estar aptos a tomar novos créditos para dar continuidade ao trabalho no estabelecimento familiar. Já os que não acertarem as contas, poderão ficar impedidos de efetuar transações financeiras, como manter conta em banco e tomar empréstimos. Em alguns casos, o nome desse agricultor poderá ser inscrito na dívida ativa da União.


No Rio Grande do Norte, até o dia 28 de janeiro, somente o Banco do Nordeste renegociou um total de 17.647 operações, atendendo a 8.931 produtores rurais, o que correspondeu ao montante de R$ 56,8 milhões.Para aderir à renegociação de dívidas rurais (Lei 11.775/08), os agricultores assinaram um termo de adesão nos bancos. Nessa fase, eles apenas preencheram a solicitação informando nome completo e o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). O procedimento seguinte foi realizado pelos bancos, que analisaram cada caso e informaram aos agricultores a situação da dívida. A partir daí, eles podiam optar pelo pagamento integral ou parcelado.

http://www.polapinto.blogspot.com/

Nenhum comentário: