Acesse

BEM VINDO AO BLOG DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MESSIAS TARGINO: >>>>> AQUI VOCÊ CONHECE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MESSIAS TARGINO - RN ***ACESSE:*** www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Escolas municipais têm até março para informar dados dos alunos.



Começou dia 02 de fevereiro a coleta de informações sobre a movimentação (permanência, transferência ou abandono) e rendimento (aprovação ou reprovação) dos alunos da Educação Básica referentes ao ano letivo de 2008. O prazo para as escolas informarem esses dados para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) vai até 15 de março.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os gestores municipais para a importância das secretarias municipais de educação cobrarem das escolas que informem ao Inep a situação dos seus alunos, uma vez que, a partir desses dados são gerados os indicadores educacionais e são calculadas estatísticas básicas da educação nacional.

Além disso, as informações sobre aprovação e reprovação escolar são utilizadas também no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), um importante indicador da qualidade do ensino, que serve como condutor de políticas públicas educacionais e de referência para destinação de recursos federais para a educação.

Assim, as escolas que não informarem ao Inep a situação de seus alunos ficam fora dos indicadores educacionais e não têm seu Ideb calculado.

Coleta de dados
Para prestar as informações sobre a situação do aluno é preciso acessar, via Internet, o Sistema Educacenso. O login e a senha são os mesmos usados para preencher informações sobre o Censo Escolar. Caso o gestor não tenha senha ou login para entrar no sistema, deve solicitá-lo por meio do e-mail
censoescolar@inep.gov.br

Nenhum comentário: