Acesse

BEM VINDO AO BLOG DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MESSIAS TARGINO: >>>>> AQUI VOCÊ CONHECE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MESSIAS TARGINO - RN ***ACESSE:*** www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

CNM alerta para a importância do combate à dengue nos municípios.


Dados da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde são preocupantes: de janeiro a março de 2008, 120.413 casos de dengue clássica foram registrados nos municípios do país, além de outros 647 casos de febre hemorrágica, em decorrência da dengue, e de 48 óbitos.

A estatística serve de alerta para a importância de se dedicar mais atenção ao combate à doença no país, principalmente devido às chuvas que têm afetado estados como Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais nos últimos meses.

Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a melhor saída para combater a doença e diminuir o número de vítimas no país é a prevenção. A CNM alerta que os prefeitos devem mobilizar os órgãos públicos, as entidades privadas e a comunidade para que participem das atividades de combate aos focos de acúmulo de água, evitando a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Locais com água parada são propícios para a criação e a reprodução do mosquito.

A CNM acrescenta que destruir os focos do mosquito é um dever de todos: cidadãos, órgãos públicos, empresas privadas, entidades e associações. É tarefa fundamental dos prefeitos zelar pela saúde da população em cada município brasileiro.

Seguem, abaixo, algumas recomendações da CNM que devem ser observadas pelos gestores públicos municipais.

- Mantenha as caixas, os tonéis e os barris de água bem tampados.
- Não jogue lixo em terrenos baldios.
- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
- Garrafas de vidro ou plástico, se armazenadas, devem sempre ficar com a boca para baixo.
- Não deixe a água da chuva acumulada sobre lajes e calhas.
- Os pratos ou vasos de planta devem ser cheios com areia até a borda.
- Pneus devem ser mantidos em locais cobertos, protegidos da chuva.
- Lave com freqüência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.
- Os vasos de plantas aquáticas e os bebedouros de animais devem ser lavados com água e sabão todas as semanas. É importante trocar a água desses recipientes com freqüência.
- Caso apresente os sintomas da doença, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Nenhum comentário: