Acesse

BEM VINDO AO BLOG DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MESSIAS TARGINO: >>>>> AQUI VOCÊ CONHECE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MESSIAS TARGINO - RN ***ACESSE:*** www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Prefeita Shirley participou de Encontro de prefeitos realizado em Brasília.


A prefeita de Messias Targino, Shirley Targino (PR), participou nos dias 10 e 11 em Brasília-DF, do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas de todo o Brasil, promovido pela Presidência da Republica. Segundo a prefeita Shirley Targino, mais de 4.500 prefeitos, das mais diversas regiões do País, atenderam ao pedido do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e compareceram ao evento.
A prefeita Shirley Targino, informou ainda que na abertura do evento, que aconteceu na terça-feira (10), contou com a presença do presidente Lula, da primeira-dama, Marisa Letícia da Silva, ministros, representantes das entidades municipalistas, presidentes dos bancos públicos, dos presidentes do Senado e Câmara, dentre outras autoridades. “No primeiro dia do evento, foram divulgadas medidas que terão impacto direto na melhoria dos municípios.
As medidas também deverão contribuir para que as metas prioritárias citadas pelo presidente Lula sejam cumpridas”, destacou a prefeita. Redução da mortalidade infantil, erradicação do sub-registro civil e do analfabetismo, e incentivo à agricultura familiar foram anunciadas como metas prioritárias pelo governo federal.
Prefeita Shirley participou de vários compromissos administrativos e politicos durante o encontro dos prefeitos em Brasília.
Durante o encontro, o ministro José Múcio Monteiro, da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), destacou que o evento escreve um novo capítulo na história do País no momento em que a Federação brasileira desperta para estreitar as relações de seus entes federativos. "Graças a esse diálogo de resultados, conseguimos avançar de forma inédita com o aumento de 1% do FPM, uma reivindicação histórica dos prefeitos e prefeitas brasileiros. Com isso, foi possível chegar a R$ 42,3 bilhões de recursos disponibilizados em 2008, ou seja, um aumento de 120%, em relação ao início do governo Lula, em 2003. Houve também a transferência direta aos municípios do salário-educação e o aumento de 238% no repasse para a merenda escolar", destacou Múcio.

Presidente LULA destacou apoio aos municípios.
No Centro de Convenções foram montados 36 stands de entidades como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BNDES, Embrapa e Sebrae, para fornecer informações sobre produtos e serviços disponíveis para os municípios. Foi grande a presença de público em todos os painéis apresentados.


Prefeita Shirley Targino e a Senadora Rosalba
durante o encontro dos prefeitos em Brasília.
Na oficina sobre Agenda Nacional de Apoio à Gestão, o subchefe-adjunto da Subchefia de Assuntos Federativos (SAF) da SRI da Presidência da República, Olavo Noleto, foi um dos participantes e ressaltou que o governo federal vem modernizando os instrumentos de gestão e adaptando os programas à realidade dos municípios, especialmente aos de pequeno porte. Noleto lembrou que a gestão é peça chave para o bom administrador municipal. "Quem ganha a eleição não é quem tem mais verba, é quem arruma a casa", declarou. "A pequena máquina do prefeito pode andar bem; nesse caso, ele vai fazer uma diferença enorme na cidade".

O encerramento contou com a apresentação de diversos painéis e participação dos ministros cujos temas estavam vinculados às suas respectivas pastas. Programas como Bolsa Família, Territórios da Cidadania, PAC, Opções para a produção rural sustentável, Enfrentamento à violência contra mulher, Ações afirmativas para promoção da igualdade étnico-racial e de gênero, e Agenda Nacional de Apoio à Gestão, foram amplamente debatidos. Desde que assumiu a prefeitura em 2005, a prefeita Shirley Targino, tem participado de todos os eventos envolvendo os prefeitos em Brasília-DF. “Esse encontro mostrou uma capacidade melhor de dialogo do governo com os municípios, agora vamos aguardar os investimentos prometidos“, disse Shirley.

Nenhum comentário: