Acesse

BEM VINDO AO BLOG DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MESSIAS TARGINO: >>>>> AQUI VOCÊ CONHECE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MESSIAS TARGINO - RN ***ACESSE:*** www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com

terça-feira, 17 de março de 2009


Definida data da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios em 2009


As principais lideranças do municipalismo brasileiro estiveram reunidas na terça-feira, 10 de março, em Brasília, para a participação na Assembleia Geral Extraordinária da Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Na ordem do dia, o presidente da CNM e mediador da assembleia, Paulo Ziulkoski, e os demais líderes das entidades estaduais discutiram e fizeram deliberações sobre temas importantes como a definição da data da XII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, agendada para os dias 7,8 e 9 de julho.
Além da escolha da data da Marcha dos Prefeitos, outros assuntos foram colocados em pauta pelo presidente Ziulkoski. À medida que as discussões avançaram, todas as lideranças estaduais tiveram espaço para votar, expor pontos de vista e apresentar questionamentos ou fazer críticas e sugestões.
Entre os pontos discutidos e colocados em votação, destaque para a homologação de atos de extinção, firmatura ou prorrogação de convênios e contratos e a homologação de procedimentos internos da entidade.
Ziulkoski também colocou em pauta a importância de se estabelecer diretrizes de relacionamento entre os municípios e o governo federal. Para exemplificar, ele listou algumas discussões que a CNM realiza em conjunto com o Comitê de Assuntos Federativos (CAF): transporte escolar, reforma tributária, qualificação na gestão dos municípios e o Plano de Desenvolvimento da Educação. “Precisamos manter uma pauta de reivindicação ativa por parte dos municípios. Esta é uma excelente oportunidade, um bom canal de contato com o governo federal”, destacou o presidente da CNM.

Em contrapartida, os presidentes das associações estaduais sugeriram que cada entidade faça as suas reivindicações respeitando as particularidades e anseios de cada estado, utilizando a CNM como porta-voz. A sugestão foi acatada pela assembleia.
O balanço e a prestação de contas do encontro Novos Gestores: Um Pacto pela Qualidade na Gestão foi outro assunto abordado. Ziulkoski apresentou os números do encontro - que percorreu todo o país levando dicas aos prefeitos de como melhorar a gestão. Ele recebeu elogios pela iniciativa da CNM e ouviu depoimentos de prefeitos que participaram dos encontros.
A importância da inserção dos municípios no campo internacional, desenvolvendo parcerias com entidades estrangeiras e participando de eventos em outros países, foi um dos temas que mais despertaram o interesse dos presentes. Além de destacar o trabalho desenvolvido pela Confederação neste campo, Ziulkoski mostrou a agenda de eventos internacionais cuja participação dos prefeitos, segundo ele, é fundamental.
“Não podemos achar que devemos administrar os municípios de forma isolada.
Temos que buscar, cada vez mais, novas parcerias para o nosso desenvolvimento. A área internacional é uma excelente alternativa”, lembrou Ziulkoski.

Nenhum comentário: