RN garante apoio aos 41 municípios em situação de risco.
Atualmente, apenas 41 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte estão em situação de emergência por falta de água potável para o consumo humano na zona rural. A Defesa Civil é coordenada pela Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (SEJUC), que garante apoio irrestrito no atendimento às necessidades.
Leonardo Arruda, titular da pasta, diz que quando esgotada a validade da decretação de situação de emergência, os municípios tem 90 dias para o pedido de renovação, que precisa ser aprovado pelo Governo do Estado e pelo Ministério da Integração Nacional. Assim, por meio da "Operação Carro-Pipa" os recursos financeiros são liberados para custear a distribuição de água potável nas comunidades rurais pelo Exército.Leonardo disse que "pode ser um paradoxo", mas mesmo no período de chuvas prefeitos de municípios banhados pela barragem Armando Ribeiro Gonçalves, que abrange áreas de municípios da região do Seridó e Vale do Açu, decretam situação de emergência porque as águas daquele reservatório não chegam às comunidades rurais.
O setor de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (EMPARN) já havia anunciado em fevereiro que o inverno deste ano na região semi-árida será acima da média. Até agora, o volume de chuvas acumuladas no ano abrange 112 municípios do Estado, mas onde mais choveu foi em Parnamirim, com um acumulado de 428,4 milímetros medidos pelo pluviômetro da Base Física da Emparn e 452,1 mm pelos pluviômetros da Emater-RN.
Na região semi-árida propriamente dita, onde mais choveu este ano foi no município de Janduís, 407,7 mm. Na região Agreste, o maior volume de água caiu em Montanhas, 426,0 mm, enquanto na região do Seridó o maior índice de acumulação é em Jardim de Piranhas, 319,0 mm, registrado pelo pluviômetro da prefeita instalado na estação de rádio e TV.
Municípios em situação de emergência no RN - Angicos, Barcelona, Boa Saúde, Bodó, Brejinho, Caiçara do Rio do Vento, Cerro-Corá, Doutor Severiano, Fernando Pedroza, Florânia, Gov. Dix-sept Rosado, Japi, Jardim de Angicos, João Câmara, Jucurutu, Lagoa d'Anta, Lagoa de Velhos, Lagoa Salgada, Messias Targino, Nova Cruz, Passagem, Passa e Fica, Pedro Avelino, Pedra Grande, Pedra Preta, Parazinho, Riachuelo, Santo Antônio, Santa Cruz, Santana do Matos, São José do Campestre, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Tomé, São Vicente, Serrinha, Senador Eloi de Souza, Serra do Mel, Serra de São Bento, Tangará e Touros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário