Acesse

BEM VINDO AO BLOG DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MESSIAS TARGINO: >>>>> AQUI VOCÊ CONHECE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MESSIAS TARGINO - RN ***ACESSE:*** www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Novas regras para habilitação entram em vigor dia 1° de janeiro.

Atenção, condutores. A partir do dia 1° de janeiro começam a valer novas regras para carteira de habilitação. A Resolução 285 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prevê uma maior carga horária para os cursos de formação de condutores. Atualmente com 30 horas/aula, o curso passará a ter 45 horas/aula. Já o curso de direção veicular – hoje com carga horária de 15 horas/aula – será composto de 20 horas/aula.
Com as novas regras o Contran tem o objetivo de melhorar a formação dos condutores e, conseqüentemente, reduzir o número de acidentes de trânsito no país. Segundo a Resolução 285, o curso teórico abordará, entre outros assuntos, questões relativas à direção de veículos em situação de risco, equipamentos de segurança do condutor motociclista, condução de motocicletas com passageiro e ou cargas, cuidados com a vítima motociclista e as conseqüências do consumo de bebida alcoólica e substâncias psicoativas.

De acordo a Resolução, passa a ser permitido que o curso de prática de direção para motocicleta seja realizado em via pública. Nesse caso, é necessário que a instrução seja feita preliminarmente em circuito fechado até o pleno domínio do veículo pelo futuro condutor. No caso da prática de pilotagem de motocicleta em via pública, o monitoramento poderá ser realizado pelo instrutor em outro veículo. A lei ressalta que todos os candidatos deverão realizar a prática de direção mesmo que em condições climáticas adversas, como, por exemplo, na chuva, nevoeiro ou noite.

Nenhum comentário: