Acesse

BEM VINDO AO BLOG DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MESSIAS TARGINO: >>>>> AQUI VOCÊ CONHECE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MESSIAS TARGINO - RN ***ACESSE:*** www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Prefeita de Messias Targino participa do II Seminário dos Novos Gestores.

A prefeita Municipal de Messias Targino, Shirley Targino (PR), participou do II Seminário dos Novos Gestores do Rio Grande do Norte, que teve como tema principal: um pacto pela qualidade da gestão. O evento foi realizado no hotel Praia Mar, na praia de Ponta Negra, em Natal, pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em parceria com a Federação de Municípios do RN (Femurn), na quinta sexta-feira.
O seminário reuniu 100 prefeitos entre os novos prefeitos e os reeleitos nesta última eleição, além de seus assessores. Segundo , a prefeita Shirley Targino durante os dois dias de seminário ,os prefeitos foram atualizados e orientados sobre os inúmeros desafios que terão que enfrentar a partir de 1º de janeiro de 2009, quando tomarem posse das prefeituras e assumam a condição de gestores dos municípios potiguares.

Prefeita Shirley Targino (PR), destacou a realização do seminario.
O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, expôs na manhã da quinta-feira (4), assuntos ligados à educação, saúde e área tributária, considerados entre os maiores desafios porque, segundo Ziulkoski, boa parte das atribuições recaem sobre a gestão municipal.

O presidente da CNM aproveitou as explicações sobre cada tema para criticar a participação da União, especialmente em relação aos repasses financeiros e redistribuição da arrecadação. Na área da educação, mostrou através de gráficos e tabelas que cabe aos municípios muitas das atribuições que na verdade deveriam ser do Governo Federal. Um exemplo é o Fundeb, que para Ziulkoski exige do prefeito um empenho financeiro superior àquele sob responsabilidade do Governo Federal.
Mais de 100 prefeitos participaram de evento
Ziulkoski não poupou críticas aos parlamentares que, segundo ele, deveriam muito mais os interesses coletivos dos municípios. Mas que muitas vezes acabam aprovando leis ou projetos que levam cada vez mais atribuições aos municípios. Aproveitou a palestra para criticar também os prefeitos que insistem na prática de deslocar-se até Brasília em busca de emendas junto aos deputados federais ou senadores das bancadas de seus estados. Um erro, na opinião dele, e que custa caro.



Nenhum comentário: